Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Em carta a Rodrigo Garcia, empresas de ônibus fretados dizem que estão sendo perseguidas pela Artesp

Associação do setor afirma que agência fez mais de 320 retenções de ônibus

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Abrafrec, associação de empresas de ônibus fretados, escreveu uma carta ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, dizendo que o setor está sendo perseguido pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Segundo a entidade, o órgão fez mais de 320 retenções de ônibus de fretamento colaborativo neste ano, com aplicação de multas.

No documento, a Abrafrec pede o arquivamento de processos de cassação de registro de fretamento de 21 empresas e o reconhecimento de que o fretamento colaborativo "é uma vertente moderna do fretamento eventual, já previsto na legislação paulista".

Ônibus fretado no corredor na Av. Cruzeiro do Sul - Robson Ventura/Folhapress

Procurada pelo Painel S.A., a Artesp diz que a agência tem a obrigação legal de fiscalizar e coibir a atuação de empresas irregulares e clandestinas, assim como a de empresas de fretamento que façam a venda irregular de passagens individuais, muitas vezes embarcando fora dos terminais credenciados para transporte de passageiros.

"A agência tem o dever de garantir a segurança dos usuários, bem como o serviço regular e credenciado e o transporte de fretamento que obedeça às regras de contrato prévio e listagem pré-estabelecida de passageiros", diz a Artesp em nota.

As empresas também dizem que estão organizando protestos no interior de São Paulo, durante as agendas do governador.

Na próxima quinta-feira (2), a Abrafrec tem uma reunião com a Artesp, com participação da Buser e do Setpesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de São Paulo) para falar do assunto.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas