Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Enfermeiros organizam paralisação nacional para a próxima semana

Adesão em São Paulo ainda é incerta, diz secretária de sindicato

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

O Fórum Nacional da Enfermagem, que agrega entidades da categoria como a FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros), começou a organizar uma paralisação nacional para a próxima semana. O ato deve acontecer na quarta-feira (21) com duração de 24 horas.

Já há outra paralisação agendada para esta quarta (14) no Rio de Janeiro.

As mobilizações acontecem após a liminar do ministro Luis Roberto Barroso que suspendeu o piso da categoria. Até sexta (16), o STF definirá se mantém ou não a decisão. Até o momento, o placar marca cinco votos a três a favor da suspensão.

Protesto de funcionários demitidos por causa da troca da organização social gestora do Hospital Municipal da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, em agosto - Divulgação

Solange Caetano, representante da FNE no fórum e secretária-geral do SEESP (Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo), diz que a adesão no estado ainda é incerta. Segundo ela, o sindicato vai convocar a assembleia para decidir.

"Nós temos muitos trabalhadores que ganham acima do piso, principalmente na capital. Mas, no interior, há várias cidades que estão pedindo para orientarmos como será a paralisação", afirma Caetano.

Ainda de acordo com Caetano, mesmo que a paralisação não tome força em todo o estado, o sindicato planeja fazer uma grande manifestação na Avenida Paulista, também no dia 21.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas