Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Marcas estrangeiras 'abrasileiram' equipamentos para o agro nacional

Bosch e John Deerproduzem no país maquinário adaptado para atender grandes produtores locais

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Fabricantes estrangeiros instalados no país passaram a produzir máquinas e equipamentos agrícolas adaptados às necessidades dos produtores locais.

A alemã Bosch e a americana John Deer estão nesse grupo. Ambas contrataram pesquisas pagas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para "abrasileirar" seus produtos.

Fazenda Pamplona, na zona rural de Cristalina (GO), no entorno do DF, tem antena de 4G e 5G e conectividade em todas as etapas da produção - 15.jul.2022-Pedro Ladeira/Folhapress

Para a Bosch, por exemplo, as dimensões do maquinário importado já não davam conta de operar em propriedades tão grandes. Na Alemanha, as fazendas são menores.

Projeções do Ministério da Agricultura indicam que a área total plantada no Brasil deve chegar a 82 milhões de hectares, entre 2023 e 2024 —área que supera a de países como França e Espanha.

A expansão será concentrada no plantio da soja (crescimento de 10 milhões de hectares), e na cana-de-açúcar (2,3 milhões).

A produção de grãos, um dos carros-chefe das exportações, deverá passar para 252,4 milhões de toneladas, em 2024, —58,8 milhões de toneladas a mais do que a produção atual.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas