Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu ifood

Após posse de Marinho no Trabalho, empresas de app dizem querer diálogo sobre regulação da atividade

Ministro tomou posse nesta terça prometendo proposta neste semestre

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Diante do tom da fala do novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que tomou posse nesta terça (3) prometendo preparar até o primeiro semestre uma proposta de regulação de aplicativos, trabalho que ele classificou como "semiescravo", as empresas do setor afirmam que é preciso ouvir todos os lados.

"Essa atuação por meio de aplicativos inclui milhões de famílias na economia, especialmente nos momentos em que a economia não vai bem", afirma o MID (Movimento Inovação Digital), que reúne mais de 150 empresas como Rappi, 99, Loggi, Zé Delivery e Lalamove.

Para a Amobitec, que representa nomes como Uber e Amazon, o debate deve ter "como premissas a flexibilidade e a autonomia que caracterizam as novas relações de trabalho intermediadas por aplicativos, apoiadas pela maioria dos trabalhadores".

Em nota, o iFood disse que apoia o debate sobre a regulação do trabalho em plataformas. "Desde 2021, defendemos publicamente um diálogo amplo sobre o tema que envolva entregadores, governo e setor. Como empresa brasileira, estamos abertos a colaborar na construção de um modelo que entenda as novas relações de trabalho e traga proteção e direitos aos trabalhadores", afirma a empresa.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Entregador de aplicativo trafega na ciclovia na avenida Faria Lima, em São Paulo - Eduardo Knapp - 03.out.2022/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas