Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Cesta básica do ecommerce fica 4% mais cara e engata terceira alta seguida
Demanda com festas de fim de ano e fatores climáticos puxaram o preço dos alimentos
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A cesta básica vendida nas lojas virtuais registrou em dezembro a terceira alta seguida. Segundo a Precifica, empresa especializada em estratégias de preço, o avanço nos 13 alimentos que compõem o levantamento foi de 4%.
O aumento da demanda com as festas de Natal e Ano-Novo, aliado aos fatores climáticos, puxaram o preço das frutas e legumes. Os itens que mais encareceram na cesta foram banana e tomate (alta de 26%), batata (12%), arroz (7%) e feijão carioca (6,5%).
Carne bovina e açúcar, por outro lado, caíram 8,9% e 5,7%, respectivamente.
Em outubro, a cesta básica custava R$ 634,59, passando para R$ 640,39 em novembro e R$ 666,33 em dezembro, o maior valor desde junho de 2022, quando chegou a R$ 692,81.
O levantamento mensal da Precifica é feito considerando os preços de cinco grandes supermercadistas na internet.
Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix
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