Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu indústria

Indústria leva pedidos a Alckmin com sugestão para recriar antigo conselho de Lula

CNI também lista outras demandas do setor para reforma tributária e inovação

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

No documento com 14 propostas entregue pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que assume o novo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), a entidade pediu a recriação do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), o Conselhão formado no primeiro mandato de Lula com ministros e lideranças empresariais.

Na lista, a CNI também sugere ao governo priorizar a aprovação da PEC 110 para a reforma tributária e alterar a Lei do Bem para estimular inovação, entre outras demandas antigas do setor.

Segundo a CNI, a reunião em que o documento foi entregue a Alckmin por Robson Andrade, presidente da entidade, durou mais de duas horas.

O gesto é tido como a abertura do diálogo e pavimenta a aproximação com o empresariado, depois de alguns tropeços com o setor na largada do novo governo. Antes de nomear Alckmin para o comando do ministério, Lula tentou, mas não conseguiu, atrair um nome de peso da indústria para o cargo. Ainda na campanha, o petista não participou da série de encontros promovido pela CNI com presidenciáveis. A conversa ficou concentrada na Fiesp, liderada por Josué Gomes.

Para a CNI, a recriação do conselho (ligado diretamente ao presidente, com a secretaria-executiva sob responsabilidade do novo MDIC) entra como uma das providências úteis para a implementação de uma política industrial moderna capaz de solucionar problemas coletivos.

O presidente Lula ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin - REUTERS - 22.dez.2022

O novo MDIC, conforme o pedido que a CNI entregou a Alckmin, também deve ter a secretaria-executiva da Camex (Câmara de Comércio Exterior). "O CNDI deve ser responsável pelo planejamento, definição de metas e avaliação da política industrial e a Camex, pelo planejamento, definição de metas e avaliação da política de comércio exterior", afirma o documento.

Segundo a CNI, manter a secretaria-executiva dos dois colegiados no mesmo ministério, e ambos com participação privada, pode ajudar no alinhamento das duas políticas.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas