Siga a folha

Descrição de chapéu Alalaô frevo

Celebrando 111 anos do frevo, Recife dá início ao Carnaval nesta sexta

Em Olinda, ritmo patrimônio da humanidade também será reverenciado

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Abertura do Carnaval do Recife acontece no Marco Zero da cidade - Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Recife abre nesta sexta-feira (9) a programação do Carnaval 2018. A data é ainda mais especial para a folia pernambucana: o frevo está completando 111 anos.

O ritmo será homenageado a partir das 19h30 (horário local) com o espetáculo "Frevo para o Mundo", no bairro do Recife Antigo.

Sob o comando o maestro Ademir Araújo, músicos e passistas farão um arrastão da rua da Moeda até o principal palco do Carnaval recifense, a praça do Marco Zero. No repertório, clássicos do ritmo centenário como "Voltei, Recife" e "Vassourinhas".

Confira o guia de blocos de rua das principais cidades do país

No palco, Quinteto Violado e maestro Duda cantarão a história do ritmo considerado patrimônio imaterial da humanidade. Também se apresentam os homenageados da folia deste ano —a cantora Nena Queiroga e o compositor Jota Michiles.

A exclusividade ao frevo tirou, pela primeira vez em 16 anos, o maracatu de baque virado da abertura oficial do Carnaval do Recife. Sob protestos dos integrantes, os grupos encerraram a semana pré nesta quinta-feira (8) realizando lavagem inédita do Marco Zero.

Ostentando o título de o "verdadeiro Carnaval de rua do Brasil", a festa na capital pernambucana será a menor dos últimos quatro anos. Ao todo, serão 43 polos —em 2014 foram 60— espalhados pela cidade.

No palco principal, o Marco Zero, até terça-feira (13) passarão atrações nacionais como: Lenine, Skank, Gaby Amarantos, Fundo de Quintal, Paralamas do Sucesso, Alceu Valença e Elba Ramalho.

Olinda

Depois da abertura com Alceu Valença e as agremiações mais tradicionais da cidade nesta quinta-feira (8), o segundo dia oficial do Carnaval de Olinda (PE) também será dedicado ao frevo.

Na noite desta sexta-feira (9), a partir das 19h (horário local), sobem ao palco no polo Tito Lívio, na Praça do Carmo, a orquestra Villa lobos com o maestro Clóvis, a orquestra do maestro Oséias e a orquestra Henrique Dias.

Olinda (PE) espera receber 2,3 milhões de foliões até a quarta-feira de cinzas (14). Para animar a multidão, no sobe e desce das ladeiras do sítio histórico, serão mais de 1.500 agremiações desfilando pelas ruas.

Com 100% de patrocínio, segundo a prefeitura, serão investidos R$ 8,5 milhões para os sete dias de folia olindense que tem como tema "Terra de gigantes".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas