Siga a folha

Bolsonaro assina MP que cria pensão para crianças com microcefalia causada por zika

Benefício não será perdido caso renda da família aumente, diferentemente do BPC

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nesta quarta-feira (4) uma Medida Provisória que cria uma pensão especial vitalícia para crianças com microcefalia causada pelo vírus da zika.

A MP é destinada às crianças nascidas entre 2015 e 2018 e que são beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) destinado a pessoas com essa deficiência. 

Segundo o Ministério da Cidadania, hoje no Brasil cerca de 3.100 crianças com microcefalia recebem o BPC. 

Valéria Gomes Ribeiro estimula o menino João Lucas da Silva Soares, que nasceu com microcefalia, em sua casa na região metropolitana de Recife - Lalo de Almeida - 22.out.16/Folhapress

A transformação do Benefício de Prestação Continuada em pensão especial vitalícia se justifica —disseram o ministro Osmar Terra (Cidadania) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro— porque as famílias que atingem determinada renda perdem direito ao benefício. Elas ficam desestimuladas a procurar um emprego, por exemplo, com medo de ficar sem o BPC.

"A MP assinada hoje responde a essa demanda, transformando a angústia que existia em segurança. Essas crianças terão direito à pensão especial e as mães e os pais poderão trabalhar sem medo de perder o benefício", disse Michelle. 

O BPC pago hoje às crianças com deficiência motivada por microcefalia é de um salário mínimo. O benefício é pago apenas aos grupos familiares com renda per capita de até um quarto de salário mínimo.
A pensão criada pela MP terá o mesmo valor. 

As famílias que optarem pela pensão especial não poderão acumular o valor com o BPC. 

De acordo com a pasta da Cidadania, a pensão especial precisará ser solicitada no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e dependerá de perícia médica para confirmar que a microcefalia foi causada pelo vírus da zika. 

Durante a cerimônia de lançamento da pensão no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro criticou o Congresso e fez um apelo aos parlamentares para que eles não promovam alterações na MP. 

"A vida não é fácil para ninguém. Peço aos deputados e senadores que não alteram essa MP, não façam demagogia, já que não tiveram competência ou caráter em governos anteriores. Caso contrário, serei obrigado a vetar essa medida porque eu não posso incorrer em crime de responsabilidade e me submeter, sim, a um processo de impeachment", declarou.

"Apesar de 28 anos de Parlamento, não tinha conhecimento com profundidade do que nós temos, do que somos e do que poderemos fazer. Muitas medidas não dependem apenas da minha caneta Compactor; dependem de outras pessoas que frequenta a mesma Praça dos Três Poderes. Não sou pastor nem padre, mas peço a Deus que ilumine pessoas malignas que vivem entre nós, que pensem no próximo sem demagogia", afirmou o presidente.

O vírus da zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, vetor também da dengue, da febre amarela e da chicungunya. Pode provocar microcefalia em bebê quando contraída pela mãe ainda grávida, além de outros problemas neurológicos em crianças e adultos. 

Os primeiros casos de zika no Brasil foram detectados no início de 2015. Por ter sintomas parecidos com os da dengue, ela chegou a ser chamada de "doença misteriosa". O epicentro da epidemia foi o estado de Pernambuco. 

Em fevereiro de 2016, após o vírus circular em 28 países de diferentes partes do mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou situação de emergência internacional, que foi encerrada em novembro daquele mesmo ano. 

Com o aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos no Brasil, governos de quatro países da América Latina e do Caribe (Colômbia, El Salvador, Equador e Jamaica) chegaram a recomendar que mulheres não engravidassem. 

De janeiro a abril deste ano, foram registrados 3.085 casos de zika no Brasil, padrão similar a 2018, quando houve 3.001 casos na mesma época. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas