Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário José Maria Whitaker Vicente de Azevedo (1943 - 2020)

Mortes: Marcou pelo companheirismo e senso de humanidade

José Maria Whitaker Vicente de Azevedo era engenheiro eletrônico formado pela Escola Nacional de Engenharia, no Rio de Janeiro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O engenheiro José Maria Whitaker Vicente de Azevedo era um estrategista nas relações humanas. Sua grande qualidade era o senso de humanidade.

Sabia em que momentos deveria ser somente um ouvinte e também quando e como falar. Tais qualidades o aprimoravam na arte de aconselhar. Se a ocasião pedia apenas a sua presença, não poderia ter companheiro melhor.

Assim, José transferiu toda sua tranquilidade à família e permitiu carregar consigo as antigas amizades.

José Maria Whitaker Vicente de Azevedo (1943-2020) - Arquivo pessoal

Era filho de Francisco de Paula Vicente de Azevedo Filho e Maria da Penha Whitaker Vicente de Azevedo, neto de José Maria Whitaker, um advogado e banqueiro que ocupou o Ministério da Fazenda por duas oportunidades, nos anos 1930 e 1950; do paterno, era bisneto de Francisco de Paula Vicente de Azevedo, o Barão da Bocaina.

Nascido na capital paulista, ainda criança mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Estudou no Colégio Santo Inácio, cursou Engenharia Eletrônica na Escola Nacional de Engenharia e pós-graduação na FGV, quando retornou a São Paulo.

A filha, a engenheira Ana Carolina Vicente de Azevedo, conta que ele gostava de acompanhar o avanço da tecnologia e a vida inteira se manteve atualizado.

José teve passagens pela Eletrobras, Cesp (Companhia Energética de São Paulo), CPFL Paulista (Companhia Paulista de Força e Luz) e Ultrafértil —nas duas últimas ocupou cargo de diretor.

Em 1966, ainda no Rio de Janeiro, casou-se com a professora de filosofia Maria Carolina de Meira Mattos, 73, com quem teve dois filhos, Ana Carolina e Carlos. Ficaram casados por 54 anos. A alegria de José era estar com os netos, Felipe e Olívia.

José Maria Whitaker Vicente de Azevedo morreu dia 19 de outubro, aos 77 anos. A causa da morte não foi informada.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas