Siga a folha

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes em SP

Bancos abrem apenas na sexta; Secretaria da Saúde fará mutirão de vacinação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O feriado nacional de Tiradentes vai ser especial neste ano. O adiamento dos desfiles de Carnaval de fevereiro para este mês deu um ânimo a mais para os foliões, que pretendem acompanhar os desfiles desta quinta (21) até a madrugada de domingo (24), tanto no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, quanto na Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Como o feriado será quinta, os governos municipal, estadual e federal anunciaram que a sexta (22) será ponto facultativo, o que vai esvaziar os órgãos públicos e oficializar o feriadão. No entanto, nem todos poderão folgar.

É o caso da Secretaria Municipal da Saúde, que fará um mutirão de vacinação de quinta a domingo na capital paulista, contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite.

A Secretaria Municipal de Saúde aproveitará o feriadão de Tiradentes para fazer um mutirão de vacinação na capital - Danilo Verpa/Folhapress

Na quinta, os shoppings ficarão abertos na capital apenas das 14h às 20h, mesmo período do domingo (24). Sexta e sábado, eles funcionarão no horário normal das 10h às 22h.

Para quem pretende comprar frutas, verduras e legumes, as feiras livres funcionarão todos os dias no horário normal, das 7h às 13h30.

Os mercados e sacolões municipais também abrem normalmente todos os dias, porém com horários diferenciados.

Postos do Detran e do Poupatempo fecharão os quatro dias do feriadão e só voltam a abrir ao público na segunda (25), mas é possível fazer agendamentos e pedidos pelos sites.

Transporte na capital paulista

​Para quem for ficar na capital paulista, o rodízio de veículo foi liberado tanto na quinta quanto na sexta. Portanto, a restrição de veículos na zona central da cidade voltará na segunda-feira. No entanto, as demais restrições existentes na cidade serão mantidas na sexta: rodízio de veículos pesados (caminhões); Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC); e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

No transporte público, a circulação de ônibus na quinta será igual à de sábado, com redução da frota, segundo a SPTrans. A sexta terá o número normal de veículos à disposição da população.

Já em virtude dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, CPTM e Metrô afirmam que as linhas vão funcionar das 4h à meia-noite durante os quatro dias, com intervalos médios programados para domingo. Algumas linhas da CPTM podem ter intervalo maior devido a trabalhos de manutenção nas vias nos trechos.

Parques

​Os parques municipais e estaduais abrem durante todo o fim de semana prolongado, nos horários habituais. Veja aqui a lista com endereços e horários de cada um.

Os centros esportivos estarão abertos nos horários normais de feriado e fins de semana até o domingo.

Saúde

Na quinta (21), sexta (22) e sábado (23), as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas disponibilizarão, das 7h às 19h, vacinas contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite.

No domingo (24), a imunização será realizada nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos, da Independência e da Juventude, das 8h às 17h. Na avenida Paulista, a vacinação ocorrerá em uma tenda, instalada no número 52, e em uma farmácia parceira (número 995), das 8h às 16h. Os parques e a tenda da avenida Paulista aplicarão doses de vacina contra a Covid-19 e contra a gripe para as faixas etárias elegíveis. A farmácia contará somente com vacina contra a Covid-19.

Estão elegíveis as crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos. Contra o vírus influenza, causador da gripe, a vacina estará disponível para idosos acima de 60 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Contra o sarampo, podem receber a vacina as crianças de seis meses e menores de cinco anos, além dos profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960. Para poliomielite, estão aptos menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto. Isso vale para viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto.

Veja o que abre e fecha

Serviço Quinta (21) Sexta (22) Sábado (23) Domingo (24)
Bancos Fecha Abre Fecha Fecha
Correios Fecha Abre Abre Fecha
Detran Fecha Fecha Fecha Fecha
Enel Abre* Abre Fecha Fecha
Poupatempo Fecha Fecha Fecha Fecha
Sabesp Abre** Abre** Abre** Abre** ​
SPTrans Abre*** Abre*** Abre*** Abre***
Hospitais municipais Abre Abre Abre Abre
Prontos-socorros Abre Abre Abre Abre
AMAs 24h Abre Abre Abre Abre
AMAs/UBSs integradas Abre Abre Abre Fecha
UPAs Abre Abre Abre Abre
UBSs Fecha Fecha Fecha Fecha
Hospitais estaduais Abre Abre Abre Abre
Farmácia Dose Certa Fecha**** Fecha**** Fecha Fecha
Farmácia de alto custo Fecha**** Fecha**** Fecha Fecha
Feiras livres Abre Abre Abre Abre
Mercados municipais Abre Abre Abre Abre
Parques municipais Abre Abre Abre Abre
Parques estaduais Abre Abre Abre Abre
Shoppings Abre***** Fecha Abre Abre*****

*Somente atendimento virtual pelo site ou aplicativo
**Central de atendimento telefônico (0800 055 0195) funciona 24h
***Postos de vendas em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes será das 6h às 22h
****Falta confirmação do governo estadual ​
*****Abre das 14h às 20h

Fontes: Prefeitura de São Paulo e Governo de São Paulo

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas