Siga a folha

Sabesp conclui manutenção, mas pede economia de água até esta segunda

Ação no sistema da cidade de São Paulo e outros sete municípios foi terminada neste domingo; problemas no fornecimento, porém, podem levar mais um dia

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirmou na manhã deste domingo (21) que a manutenção no sistema Cantareira programada para este fim de semana foi finalizada. A empresa também anunciou que o abastecimento de água das cidades afetadas pela operação está normalizado.

A companhia, porém, destaca que os municípios podem ainda "sofrer impacto no abastecimento" até esta segunda (22). Por isso, "orienta aos consumidores na região metropolitana de São Paulo o uso consciente da água durante a recuperação".

Cerca de 4,9 milhões de pessoas que vivem nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e São Caetano do Sul têm potencial de ser afetadas por essa manutenção, conforme anunciado pela Sabesp.

Represa Atibainha, no município de Nazaré Paulista, que faz parte do sistema Cantareira - Zanone Fraissat/Folhapress

A ação, conforme a Sabesp, ocorreu entre as 18h de sábado (21) e as 6h do domingo. A manutenção, ainda segundo a empresa, era necessária para trocar uma grande válvula de 16 toneladas que faz parte do sistema de bombas na estação Santa Inês, que envia a água para a ETA Guaraú para ser distribuída para os municípios.

Até agora, a última manutenção semelhante havia ocorrido em 2016, diz a companhia.

A Sabesp afirmou ainda que, ao final do trabalho, colocou em operação uma nova adutora que vai reforçar o abastecimento na região de Perus, na zona norte na capital, e nos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras, beneficiando 300 mil pessoas.

A Sabesp diz lamentar os transtornos à população.A Folha questionou a Sabesp sobre quais regiões ainda estavam sem água ou com abastecimento parcial neste domingo e quantas reclamações haviam sido registradas no período, mas a empresa não respondeu até a publicação deste texto.

Em caso de problemas, a população pode entrar em contato com a companhia por meio do WhatsApp (11) 3388-8000 ou pelos telefones 195 e 0800-055-0195 (ligação gratuita).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas