Siga a folha

Descrição de chapéu chuva

Semana do feriado começa com chuva em todas as regiões do Brasil

Frente fria e umidade devem provocar chuvas de diferentes intensidades na maior parte do país; em SP, tempo só melhora na quinta (8)

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O início da semana em que se celebra a Independência do Brasil (7 de setembro) será marcado por chuvas em estados de todas as regiões do Brasil, apesar das diferentes intensidades e temperaturas, de acordo com a previsão da Climatempo.

No Sul, a frente fria que começou a passar pela região na última quinta-feira (1º) deve perder força nesta segunda (5), mas uma nova área de instabilidade associada à baixa pressão atmosférica pode trazer chuvas e temporais desde o Rio Grande do Sul até o Paraná na terça (6).

Segundo a empresa, os maiores volumes e chances de trovoadas estão previstos para o sul do Paraná e norte de Santa Catarina.

Pedestre se protege do frio e garoa em São Paulo; chuvas devem ocorrer em estados de todas as regiões do Brasil até feriado - Rivaldo Gomes - 29.ago.2022/Folhapress

No feriado (7), as temperaturas começam a subir ao longo do dia, mas ainda há risco de chuva no fim da tarde e início da noite devido à circulação de vento.

Na maior parte do Sudeste, o período será marcado por instabilidade, chuvas isoladas e ventos costeiros, segundo a Climatempo, por causa da ação da frente fria que permanece sobre a região até quarta. O destaque fica para Minas Gerais, que deve ser menos afetado pelo frio, principalmente mais ao norte do estado, onde o tempo ficará seco.

Em São Paulo, o início da semana tende a ser frio e nublado, com possibilidade de garoa e chuvas fracas na capital, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da prefeitura. As temperaturas só devem voltar a subir na quinta-feira (8). Na Grande São Paulo, no entanto, a frente fria não deve atuar com tanta intensidade.

No Centro-Oeste, há probabilidade de pancadas de chuva isoladas e passageiras apenas no centro-sul do Mato Grosso do Sul, conforme o Climatempo. "No norte do estado, em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, o ar seco segue prevalecendo, não chove, faz calor e a umidade do ar fica baixa, característico do longo período de estiagem", informa a empresa.

O litoral do Nordeste deve seguir com chuvas costeiras ao longo da semana. "A entrada de umidade vinda do oceano deixa o tempo mais fechado, com chuva a qualquer momento e poucas aberturas de sol entre Salvador e Porto Seguro [BA]", relata o Climatempo.

No feriado, pode haver instabilidade também no norte do Nordeste, com ventos moderados. No restante da região, o tempo tende a ficar aberto e com baixa umidade.

Na região Norte, parte dos estados deve ficar com o tempo firme e quente até quarta, como Tocantins, Acre, sudeste do Pará e sul de Rondônia. Nas outras partes da região, as chuvas tendem a avançar ao longo dos dias.

O destaque fica para o Amazonas e Roraima, onde há previsão de pancadas de chuva com trovoadas. No Pará, a semana começa com chuvas isoladas, mas com o passar do tempo, as tempestades ganham força no oeste e no norte do estado.

"A grande quantidade de focos ativos de queimadas em áreas do Norte e Centro-Oeste do Brasil tem provocado dias esfumaçados nos estados nortistas", alerta a Climatempo.

A Amazônia teve o mês de agosto com mais queimadas desde 2010. Nos 31 dias do mês foram registrados 33.116 focos de queimadas, de acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas