Siga a folha

Descrição de chapéu chuva

Com chuva, córregos transbordam na zona leste de São Paulo

Capital pode ter chuvas fortes até sexta (2), segundo alerta da Defesa Civil

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A zona leste da cidade de São Paulo sofreu com a chuva no começo da tarde desta segunda-feira (28). Ao menos dois córregos transbordaram, o do Franquinho, na Penha, e o do Lajeado, na região do Itaim Paulista.

A Vila Prudente também ficou em estado de atenção por causa do risco de transbordamento do córrego Mooca, na avenida Professor Luiz Ignacio Anhaia Mello e na avenida Salim Farah Maluf.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo calor e pela umidade, atingiram a capital paulista com forte intensidade.

Nuvens carregadas em São Paulo na tarde desta segunda (28) - Bruno Rocha/Agencia Enquadrar/Agência O Globo

De acordo com o órgão municipal, imagens do radar meteorológico do CGE mostraram chuva leve em toda a cidade por volta das 15h. Deve chover até a madrugada, mas com menos intensidade.

Neste horário, todas as regiões da cidade estavam em estado de atenção para alagamentos. Por causa do jogo do Brasil, que terminou por volta das 15h, a chuva e os alagamentos não chegaram a comprometer o trânsito —o índice de congestionamento na cidade está abaixo da média desde o começo do dia.

A marginal Tietê, que também teve estado de atenção para alagamentos, era a única via com congestionamentos na capital às 15h30, com 1,6 km de lentidão, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Torcedoras se protegem da chuva na República, região central de São Paulo, na tarde desta segunda (28) - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Segundo boletim da empresa que controla o trânsito paulistano, a cidade de São Paulo tinha apenas 2 km de congestionamento às 15h, logo após a vitória da seleção sobre a Suíça por 1 a 0. Às 13h, quando começou a partida e a chuva apertou, o índice era de 70 km.

A Defesa Civil fez alerta para chuvas fortes até sexta-feira (2) para a capital paulista, região metropolitana, Baixada Santista, litoral norte e Vale do Paraíba. No Vale do Ribeira, segundo o órgão estadual, pode chover até 175 mm no período.

Nesta terça (29), segundo o CGE, as precipitações mais significativas são esperadas a partir das primeiras horas da tarde.

"Há potencial para formação de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos", afirma o centro de gerenciamento.

Os termômetros devem oscilar oscilam entre 16°C e 25°C nesta terça. A temperatura deve subir até o fim da semana, chegando a 28ºC na sexta.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas