Siga a folha

Descrição de chapéu chuva

Semana começa com tempo fechado e chuva na maior parte do país

Na região metropolitana de SP, passagem de frente fria pelo oceano, combinada com áreas de instabilidade, potencializa chance de grandes volumes de água

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A semana vai começar com céu encoberto e chuva na maioria dos estados brasileiros, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Nesta segunda-feira (6), o tempo fica aberto no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em parte do Paraná, no Sul do país. Também tem sol no norte e nordeste de Minas Gerais e do Espírito Santo, na Bahia, Sergipe, Alagoas e em Roraima.

Nos demais estados, o dia terá chuva e calor, com temperaturas máximas que oscilam nas capitais entre 27ºC, no caso de São Paulo, e 34ºC, em Boa Vista (RR).

Na capital paulista, a segunda-feira deve ser marcada por temporais de forte intensidade e volumes elevados de chuva, diz o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.

Carros passam por via alagada no Glicério, na região central de São Paulo; CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) faz alerta para temporais de forte intensidade na capital paulista nesta segunda-feira (6) - Reprodução/Band

Segundo o órgão municipal, a passagem de uma frente fria pelo oceano, combinada com as áreas de instabilidade sobre o setor continental, potencializa a possibilidade de chuva forte a sobre região metropolitana de São Paulo.

"O solo bastante encharcado pelas precipitações dos últimos dias eleva o potencial para a ocorrência de alagamentos, deslizamentos de terra em áreas de risco, bem como possíveis transbordamentos de rios e córregos, além das rajadas de vento durante as precipitações, que podem causar quedas de árvores", alerta o CGE.

Na cidade de São Paulo, o sol volta na terça (7), mas chove todos os dias, ao menos até quinta (9). Há também queda de temperatura. Na quarta (8), por exemplo, a tendência de máxima é de 25ºC.

No Rio de Janeiro, também chove durante a semana, com previsão de trovoadas todos os dias, de acordo com o Inmet.

Na capital fluminense, a temperatura nesta segunda-feira deverá oscilar entre 24ºC e 29ºC, um contraste com os 35ºC de máxima neste domingo (5).

Na tarde de sábado (4), a sensação térmica chegou aos 58ºC no bairro Santa Cruz, zona oeste do Rio, sendo, pelo menos, o recorde deste verão. A informação é do Alerta Rio.

A chamada sensação térmica é um índice criado para representar como uma pessoa se sente na prática. Trata-se de uma estimativa, pois nem sempre olhar a temperatura que os termômetros marcam ajuda a saber se vamos passar calor ou frio ao sair de casa.

Uma das maneiras de calcular esse índice é levando em conta a umidade. Quando o tempo está quente e demasiadamente úmido, a sensação térmica é maior do que o termômetro marca. Se a umidade estiver baixa, a sensação térmica vai na mesma direção.

De acordo com a agência Climatempo, uma ZCIT (zona de convergência intertropical) provoca muita chuva do Amapá ao litoral norte do Nordeste.

Se o tempo fica instável na maioria do país, Porto Alegre só deverá ter um refresco na quinta-feira, quando a capital gaúcha pode ter pancadas de chuvas isoladas. Mesma assim, a previsão é de muito calor neste dia, com os termômetros alcançando até 34ºC,

Durante a semana, a temperatura máxima em Porto Alegre vai oscilar entre 32ºC e 35ºC, com vento fraco e umidade mínima de 30%.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas