Siga a folha

Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Vereador é suspeito de atirar e atropelar homem em Sumaré (SP)

OUTRO LADO: segundo a polícia, Sirineu Araújo (PL) afirmou que vinha sendo ameaçado pela vítima; assessoria disse que esperaria mais detalhes para se pronunciar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Campinas

A Polícia Civil no interior de São Paulo abriu uma investigação contra o vereador Sirineu Araújo (PL), de Sumaré (a 103 km de São Paulo), suspeito de atirar cinco vezes contra um homem e, em seguida, atropelá-lo duas vezes com uma camionete. A vítima morreu.

Segundo a polícia, em depoimento, Araújo alegou legítima defesa e disse que vinha sendo ameaçado pela vítima, Rafael Emídio da Silva, 39 —a polícia não detalhou quais seriam as ameaças.

Vítima ao ser baleada minutos antes de ser atropelada em Sumaré (SP); vereador é suspeito de ter cometido o crime - Reprodução

Ainda conforme a polícia, o vereador não foi preso porque, apesar de ele ter confessado o crime, não houve flagrante, e o legislador tem endereço fixo na cidade e se comprometeu a comparecer à delegacia sempre que preciso.

Por telefone, a assessoria do vereador declarou que "irá esperar mais detalhes da investigação para se pronunciar". Questionados, nem a assessoria de Araújo nem a polícia informaram o nome dos advogados de defesa dele.

O caso aconteceu no último sábado (19) e foi registrado por pedestres. O vídeo circulou pelas redes sociais no fim de semana, mas a informação de que se tratava do parlamentar foi confirmada na segunda-feira (21).

Os agentes apreenderam a arma e a camionete usadas no crime. A polícia não informou se o político tenha porte de arma de fogo.

Nas imagens registradas é possível ver o momento em que o político aparece com uma arma e aponta para o rapaz no chão, que implora por ajuda. Em outra gravação, Araújo avança com o carro contra a vítima, que não reage. O homem morreu em seguida.

O caso é investigado pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana, cidade vizinha a Sumaré.

O vereador Sirineu Araújo, durante sessão da Câmara de Sumaré (SP) - Divulgação/Câmara de Sumaré

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que a DIG aguarda o laudo pericial realizado na camionete e na arma do político do PL. Disse ainda que os agentes estão buscando provas que deem maior consistência ao caso.

Sirineu também não se manifestou desde que o caso veio à tona. Ele se ausentou da sessão realizada na Câmara na última terça-feira (22).

Em nota, a Câmara disse que "não tem qualquer informação de supostos fatos envolvendo o vereador Sirineu Araújo".

O Ministério Público de São Paulo, via assessoria, informou que aguarda o inquérito policial ser relatado à Promotoria.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas