Siga a folha

Descrição de chapéu drogas Datafolha

1 em cada 5 brasileiros diz já ter fumado maconha, aponta Datafolha

Pesquisa com maiores de idade aponta que uso da substância é maior entre homens, mais jovens e moradores do Sul e Sudeste

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Um de cada cinco brasileiros com mais de 18 anos diz já ter fumado maconha alguma vez na vida. Uma parcela bem menor, de 5% da população que é maior de idade, afirma que fuma a substância atualmente. A grande maioria (78%) diz que nunca fumou.

Os dados são de pesquisa Datafolha com 1.949 pessoas em todo o país, realizada nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A pesquisa questionou a opinião dos entrevistados sobre o uso da droga hoje e no passado, a descriminalização de pequenas quantidades de maconha e o uso medicinal dos derivados da planta. As mesmas perguntas também foram feitas em relação ao uso de substâncias psicodélicas.

Pesquisa Datafolha aponta que um a cada cinco brasileiros diz já ter fumado maconha alguma vez - Karime Xavier - 1.fev.2023/Folhapress

Os homens e a população mais jovem são aqueles que relatam já ter fumado maconha em maior proporção. Entre os homens, 30% respondem que já usaram o entorpecente. Já entre as mulheres, apenas 14%.

Brasileiros que têm entre 18 e 34 anos são aqueles que mais relatam já ter fumado maconha: 30% entre aqueles com até 24 anos; e 33% entre os entrevistados de 25 a 34 anos.

A partir dessa faixa etária, a proporção de pessoas que relatam já ter fumado maconha cai de acordo com a idade. Só 9% daqueles que tem 60 anos ou mais dizem que já fumaram.

Mais moradores da região Sul e Sudeste dizem que já fumaram maconha. A resposta foi afirmativa em 25% das entrevistas no Sudeste e 26% nos estados do Sul.

Nos estados do Nordeste, 16% responderam que já fumaram alguma vez na vida. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, a proporção chega a 19% dos entrevistados.

Há também uma proporção maior de respostas afirmativas nas regiões metropolitanas. Nos grandes centros urbanos do país, 27% dos entrevistados dizem que já fumaram maconha. No interior, 18% respondem da mesma forma.

Só 25% daqueles que admitem já ter fumado alguma vez relatam que ainda o fazem.

O apoio à descriminalização é maior entre quem declara já ter fumado, como parece intuitivo. Há uma parcela relevante da população, por outro lado, que diz nunca ter fumado e também apoia a liberação da droga.

Entre aqueles que se declaram a favor da legalização da maconha, metade diz que nunca fumou. Já entre os que se declaram contra liberação, essa parcela é bem maior: 87% dizem que não fumaram nenhuma vez e 13% dizem que já fumaram. Os indiferentes têm maioria (67%) de pessoas que declaram nunca ter fumado.

Apenas 2% da população diz que faz ou já fez tratamento com algum remédio à base de maconha. Mas a maioria da população que nunca usou esses medicamentos (59%) diz que aceitaria com certeza um tratamento do tipo se fosse recomendado por algum médico de sua confiança.

Uma parcela de 14% diz que talvez aceitaria a recomendação, e 22% respondem que não fariam o tratamento mesmo se aconselhado por um profissional em quem confia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas