Siga a folha

Descrição de chapéu Porto Alegre chuva

Veja fotos de antes e depois da enchente histórica em Porto Alegre

Rio que banha a capital gaúcha atinge maior nível já registrado; imagens mostram impacto no cenário

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Lago Guaiba invade as ruas de Porto Alegre - Evandro Leal/Agencia Enquadrar/Folhapress

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A cheia histórica do rio Guaíba, em Porto Alegre, inundou algumas das principais vias do centro histórico da capital gaúcha, desalojou moradores, estragou mercadorias e afetou serviços públicos. A enchente é considerada a maior da história da cidade, pois alcançou 4,76 metros de altura, o maior desde 1947.

O nível de alerta para a região do centro histórico é de 2,5 metros, sendo 3 metros para inundação. A inundação bloqueou o acesso ao Cais Mauá, onde se concentra parte importante do comércio da cidade, e provocaram uma transformação no cenário.

Lago Guaíba invade Porto Alegre

Na manhã desta sexta-feira (3), as águas do Guaiba começaram a invadir bairros da zona norte e o centro histórico da capital do RS - Reprodução/Google Street View e Evandro Leal/Agencia Enquadrar/Agencia O Globo

A Rodoviária de Porto Alegre ficou parcialmente inundada. Lojas e restaurantes foram alagados, assim como a área de espera de passageiros. A Guarda Municipal fechou sua base na orla do Guaíba, e terá patrulha preventiva até a normalização.

A avenida Mauá ficou quase inteiramente debaixo d'água. Na avenida Júlio de Castilhos, via de saída do centro histórico, a situação era semelhante.

Lago Guaíba inunda ruas de Porto Alegre

A avenida Mauá, na altura do número 1.386, em Porto Alegre, antes e depois da subida da água - Reprodução/Google Street View e Evandro Leal/Agencia Enquadrar/Folhapress

A Prefeitura de Porto Alegre decretou estado de calamidade pública no município na noite de quinta (2), após a classificação do desastre provocado pelas fortes chuvas como de grande intensidade.

A Defesa Civil do município divulgou um novo alerta, indicando a possibilidade de continuidade das chuvas extremas até o meio-dia de segunda-feira (6).

Águas do Guaíba inundam Porto Alegre

Rastro de destruição na região da ponte 286, na rodovia BR-116, em Porto Alegre (RS) - Evandro Leal/Agencia Enquadrar/Folhapress e Reprodução/Google Street View

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas