Siga a folha

Descrição de chapéu Enem

Portões de locais de prova do Enem abrem ao meio-dia deste domingo (13)

Primeiro dia do exame começa com redação e questões das áreas de linguagens e ciências humanas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo e Brasília

Os portões dos locais de prova do Enem abriram às 12h deste domingo (13) em todo o país. A edição deste ano recebeu cerca de 3,4 milhões de inscrições.

Os portões fecham às 13h e a prova tem início às 13h30.

Os candidatos fazem neste sábado a redação e as provas de linguagens e ciências humanas. Eles têm cinco horas para realizar o exame.

Estudantes no primeiro dia de prova do Enem 2021; uso de máscara em 2022 também é obrigatório - Marlene Bergamo 17.jan.21/Folhapress

No Uniceub, em Brasília, a Folha acompanhou os portões fecharem às 13h em ponto. No local, não houve a chegada de atrasados.

Em anos anteriores, o desespero de atrasados diante de portões fechados foi motivo de memes e também de indignação sobre a exposição desses candidatos.

No Uniceub, porém, três pessoas vestidas de Homem-Aranha escalaram os portões fechados, ironizando essas cenas que já se repetiram pelo país muitas vezes.

O Enem continua no próximo domingo (20), mas sem as notas de um dos dias não é possível concorrer a vagas.

A conturbada cena política brasileira de 2022 foi mais um desafio para parte dos candidatos que fazem o Enem neste domingo. O estudante Marcos Iahnke, 18 faz o Enem pelo segundo ano em busca de uma vaga em medicina em uma universidade pública. Ele faz a prova no Uniceub, em Brasília.

"Nunca é fácil se preparar, ainda mais em um ano todo conturbado. Foi mais tenso. E tive que estudar pra eleição também, pra votar bem", disse ele. "E ainda tem a Copa do Mundo", brinca ele.

"Redação é o que dá o maior medo, minha letra ruim e ano passado foi o que faltou para mim. Mas fiz muito treino e acho que vou bem", disse Iahnke.

A estudante Alessandra Roma, 19, estudou política e atualidades para se preparar para redação.
"Mas não acho que vai ter questão sobre este ano porque está todo mundo polarizado", diz ela, em busca de uma vaga em engenharia.

"No último ano foquei em conhecimentos gerais. Estudei bastante meio ambiente porque sempre cai", disse Fernanda Nusser, 18, que quer uma vaga em administração.

Em meio a mais uma onda de aumento de casos de Covid, é importante que candidatos que estiverem com o vírus ou sintomas da doença não compareçam aos locais de prova. Eles podem solicitar a reaplicação para fazer o exame em uma segunda data, que está marcada para os dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

A solicitação da reaplicação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação (no dia 20 deste mês).

A possibilidade está prevista no edital, publicado em abril deste ano. O candidato deverá anexar ao pedido um documento que comprove a doença, com o código correspondente à CID-10 (Classificação Internacional de Doença) e assinatura e da identificação do profissional.

Candidatos aguardam a abertura dos portões para o Enem na Unip, na rua Vergueiro, na capital paulista, neste domingo (13) - Bruno Santos/ Folhapress

Também deve constar no documento a identificação de órgão competente, que pode ser o Conselho Regional de Medicina ou do Ministério da Saúde.

Resultados de testes PCR também valem para comprovação, desde que contenham assinatura e carimbo de um médico.

Vale lembrar que, com a alta de casos de Covid-19, o uso de máscara facial é obrigatório durante a prova. Por isso, como o exame dura cinco horas, o ideal é levar duas ou mais máscaras.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas