Siga a folha

Passaporte de imunidade é inviável e eleva risco de repique de coronavírus, diz OMS

Testes com anticorpos são importantes para avaliar evolução da pandemia numa população, mas não trazem conclusões para indivíduos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Bruxelas

A falta de segurança dos testes de anticorpos disponíveis até agora e de conhecimento sobre a​ imunidade de quem teve Covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus) inviabiliza a ideia de adotar “passaportes de imunidade” como estratégia para retomar as atividades econômicas, afirmou nesta quinta (23) a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo Catherine Smallwood, encarregada do setor de Emergências da seção europeia da OMS, testes de anticorpos são importantes para acompanhar a evolução da epidemia numa população, mas não permitem nenhuma conclusão no nível do indivíduo.

A especialista disse que a OMS os governos devem “monitorar com muito cuidado” o risco de uma segunda onda de infecções quando medidas de isolamento começarem a ser relaxadas, e que apostar numa estratégia como a dos certificados de imunidade eleva esse risco.

O primeiro problema, diz ela, é que os testes atualmente disponíveis apresentam muitas falhas e ainda não foram validados. Neste mês, o Reino Unido descartou 2,3 milhões de kits de diferentes tipos de testes de anticorpos, porque nenhum passou pelo controle de qualidade.

O segundo limitador, segundo a especialista, é que ainda não há conhecimento científico sobre a imunidade de quem contraiu o coronavírus e se curou. Pesquisas preliminares indicam que nem todos desenvolvem anticorpos, e ainda não se sabe se os anticorpos evitam que a pessoa se contagie outra vez e adoeça.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas