Descrição de chapéu The New York Times Viver

É melhor escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?

Estudos são inconclusivos e especialistas divergem sobre o que é mais benéfico, mas apontam prós e contras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Seo
The New York Times

Pergunta: é melhor escovar os dentes antes ou depois do café da manhã? Alguns dentistas dizem que é melhor escovar antes, outros dizem depois. Como fica essa questão?

Resposta: Todo o mundo sabe que devemos escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia: uma vez pela manhã e uma vez antes de ir dormir. Mas, pensando em sua rotina matinal, é melhor escovar antes ou depois do café da manhã?

A verdade é que poucos estudos investigaram isso até agora, e os resultados desses poucos estudos foram ambíguos e limitados, de modo que não há uma resposta definitiva, disse a odontopediatra e microbióloga Apoena de Aguiar Ribeiro, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA). Mas, segundo ela e outros dentistas, as duas opções têm seus prós e contras.

Menina escovando os dentes
O melhor é escolher o momento mais conveniente para incluir a higiene bucal na rotina, afirmam dentistas - Unsplash

Por que escovar os dentes antes do café

Carlos Gonzales-Cabezas, dentista, professor e reitor adjunto de assuntos acadêmicos na Escola de Odontologia da Universidade do Michigan, disse que para muitas pessoas o café da manhã inclui carboidratos açucarados. Cereais matinais, pães, muffins e panquecas, tudo isso contém carboidratos fermentáveis dos quais bactérias adoram se alimentar.

E quando você acorda pela manhã, acrescentou Aguiar Ribeiro, os níveis de bactérias na boca estão no auge –"é por isso que temos mau hálito quando acordamos".

Assim, uma boca cheia de bactérias e um desjejum cheio de carboidratos doces criam condições perfeitas para as bactérias se multiplicarem. Quando isso acontece, elas liberam ácidos que podem desgastar o esmalte protetor dos dentes, aumentando as chances de cáries, disse Aguiar Ribeiro. Escovar os dentes antes do café da manhã remove as bactérias, eliminando a oportunidade de elas se alimentarem daquilo que você come.

Outra razão para escovar os dentes antes do café da manhã é diz respeito a ativar a produção de saliva, uma das forças mas protetoras dos dentes, acrescentou a odontopediatra. A saliva ajuda a fortalecer aos dentes, depositando minerais que as bactérias podem ter consumido durante a noite. Além disso, contém bicarbonato, que ajuda a neutralizar a acidez da boca. Uma vantagem adicional, segundo ela, é que se sua pasta de dentes contiver flúor, isso aumentará a resistência de seus dentes às cáries, fortalecendo o esmalte e neutralizando os ácidos do desjejum.

E, para concluir, disse Rocio Quinonez, professora de odontopediatria na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, uma razão para incluir a escovação dos dentes em sua rotina ao levantar é evitar a possibilidade de você se esquecer ou ficar sem tempo de fazê-lo mais tarde. Isso se aplica especialmente a quem tem filhos, ela disse, porque escovar os dentes pode ser a última coisa com que a pessoa se preocupa quando tomou o café da manhã às pressas e está correndo para sair.

Se essa situação lhe parece familiar ou se você tende a tomar o café da manhã no trabalho ou fora de casa, a resposta é evidente, disse Gonzalez-Cabezas: "Escove os dentes antes de sair de casa, senão acabará não os escovando".

Por que escovar os dentes após o desjejum

Por outro lado, disse Gonzalez-Cabezas, há argumentos em favor de esperar o café da manhã para escovar os dentes.

"A realidade é que a maioria das pessoas não escova os dentes muito bem", disse. Assim, mesmo que você escove os dentes logo antes do café da manhã, é provável que ainda restem bactérias na sua boca que poderão se multiplicar e produzir ácidos durante o desjejum e pelo resto do dia. Portanto, pode ser melhor esperar para escovar depois de comer, para minimizar os resquícios de alimentos na boca.

Segundo o dentista, o flúor da pasta de dentes funcionará melhor ao longo do dia se não for deslocado pela mastigação de alimentos logo após a escovação.

Alguns especialistas consideram que escovar os dentes imediatamente após uma refeição, especialmente se ela contiver bebidas ácidas como café ou suco de laranja, pode danificar o esmalte dos dentes. É verdade, disse Gonzalez-Cabezas, mas o dano seria tão mínimo que não afetaria realmente a saúde de seus dentes. Para ele, portanto, os benefícios da escovação após o desjejum pesam mais que as potenciais desvantagens.

Para quem tem tempo para esperar, Aguiar Ribeiro recomendou aguardar pelo menos 30 minutos após a refeição para escovar os dentes. Se você se quiser se livrar de restos de comida na boca antes disso, tome água ou faça um gargarejo, ela sugeriu.

Finalmente, embora seja fato que as bactérias presentes na boca quando acordamos devoram o que comemos no desjejum e produzem ácidos prejudiciais, Gonzalez-Cabezas disse que a maioria das pessoas toma o café da manhã em dez a 15 minutos apenas. Não é tempo suficiente para os dentes serem gravemente prejudicados, disse ele. Por isso mesmo ele pensa que os benefícios de fazer a escovação após o desjejum —livrar a boca de partículas de alimento remanescente e deixar flúor sobre os dentes— pesam mais que os efeitos negativos de quaisquer ácidos que possam ser produzidos pelas bactérias enquanto você está comendo.

Na opinião dele, as pessoas deveriam escovar os dentes depois do café da manhã, desde que o cronograma permita isso.

Para concluir

A decisão final depende do que funciona para você, disse Aguiar Ribeiro, porque os dados científicos sobre o assunto são escassos e "não há consenso na literatura especializada".

Quinonez concordou: não existem provas, e todos os argumentos são em grande medida teóricos. "É uma questão altamente discutida e que em última análise talvez não faça nenhuma diferença clínica significativa", disse.

No final, acrescentou, o mais importante a se perguntar é: qual hábito de escovação me levará a escovar os dentes mais regularmente? Quando souber a resposta, inclua-a em sua rotina diária.

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.