[an error occurred while processing this directive]

Siga a folha

Justiça rejeita queixa de Vinicius Jr. contra insultos racistas em jogo do Campeonato Espanhol

Ataques ocorreram em partida contra Osasuna, em 2023; segundo juiz, não foi possível determinar a identidade dos autores

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

RFI
RFI

Um juiz de Pamplona (norte da Espanha) rejeitou, nesta terça-feira (16), a denúncia apresentada pela liga espanhola de futebol sobre os insultos racistas direcionados ao atacante brasileiro Vinicius, do Real Madrid, durante uma partida do Campeonato Espanhol contra o Osasuna, no ano passado. Segundo o magistrado, não foi possível determinar a identidade dos autores.

O juiz espanhol admitiu que "os fatos poderiam constituir um delito", de acordo com uma ordem citada em um comunicado à imprensa do Tribunal Superior de Justiça de Navarra.

Porém, em sua opinião, "não há informações suficientes para saber a identidade dos autores" e "é, portanto, apropriado aceitar o arquivamento desses procedimentos", acrescenta a ordem, que pode ser apelada.

Vinicius Jr. durante partida entre Real Madrid e Osasuna, em Madri - Pierre-Philippe Marcou - 7.out.23/AFP

Os insultos dirigidos ao atacante brasileiro do Real Madrid foram denunciados aos tribunais pela liga espanhola de futebol após a partida contra o Osasuna, na 22ª rodada do Campeonato Espanhol, em 18 de fevereiro de 2023, vencida pelo Real Madrid por 2 a 0.

Cantos e insultos racistas

Vítima de cantos e insultos racistas em várias ocasiões desde sua chegada a Madri em 2018, o atleta da seleção brasileira se tornou um líder na luta contra a discriminação no futebol espanhol.

Em Madri, os promotores pediram quatro anos de prisão para quatro pessoas acusadas de pendurar um boneco vestindo uma camisa de Vinicius em uma ponte na capital, antes de uma partida da Copa do Rei há um ano.

O jogador de 23 anos também prestou depoimento a um juiz de Valência (360 km da capital Madri) em outubro passado como parte da investigação sobre insultos que recebeu durante uma partida do Campeonato Espanhol em 21 de maio de 2023.

Vinicius está "infelizmente acostumado" a atos racistas nos estádios espanhóis, como apontou seu técnico Carlo Ancelotti em novembro, depois que o astro brasileiro foi novamente insultado por um torcedor do Barcelona, uma semana depois de incidentes semelhantes em Sevilha.

"É triste falar sobre racismo hoje, mas temos de continuar lutando para que as pessoas sofram cada vez menos", disse Ancelotti.

(Com AFP)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas