Siga a folha

Descrição de chapéu

Quadro de medalhas alternativo da Paralimpíada deixa Brasil em 3º em proporção de ouros por renda per capita

Cálculos da proporção de medalhas na Paralimpíada de Paris indicam qual seria o ranking de medalhas nas proporções por PIB, PIB per capita e população

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

BBC News Brasil

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terminaram neste domingo (8) com um feito histórico dos atletas do Brasil, que terminaram a competição em um inédito 5º lugar no quadro geral de medalhas, com um número recorde de ouros (25) e total de pódios (89).

Você pode conferir o quadro final de medalhas ao fim desta reportagem.

O nadador Gabriel dos Santos Araújo, o Gabrielzinho, foi o maior ganhador de medalhas de ouro para o Brasil em Paris, com três - Reuters

Mas como ficaria o ranking das premiações se fossem levados em consideração questões como o PIB de cada país, a renda per capita ou a população?

O Brasil, por exemplo, subiria duas posições no ranking, ficando em 3º, caso fosse considerada a proporção de medalhas de ouro em relação ao PIB per capita, atrás da China e da Ucrânia, mas terminaria apenas em 42º em um hipotético ranking que levasse em consideração a proporção de ouros pela população.

A China, segundo país mais populoso do mundo, atrás da Índia, e primeira do ranking geral de medalhas na Paralimpíada, ficaria apenas em 51º na lista com as medalhas de ouros proporcionalmente à população do país.

Os Estados Unidos, que têm o maior PIB nominal do mundo, terminaram em 3º lugar no quadro geral de medalhas, mas ficariam apenas em 63º se a proporção do PIB por medalha de ouro fosse levada em consideração.

No ranking de medalhas de ouros proporcionais ao PIB, o Brasil, que tem atualmente a 8ª maior economia do mundo, terminaria a competição na 25ª posição.

Confira abaixo os três rankings alternativos com os 15 primeiros países e a posição do Brasil em cada um deles:

Ranking por PIB

Medalhas de ouro X PIB

Ranking por renda per capita

Medalhas de ouro X renda per capita

Ranking por população

Medalhas de ouro X população

Total de medalhas

Outro ranking alternativo, usado especialmente pelos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos para compensar a emergência da China como potência olímpica, conta o total de medalhas em vez de apenas os ouros como critério para a classificação.

Nesse caso, o Brasil subiria uma posição e terminaria em 4º no ranking geral, ultrapassando a equipe da Holanda, que obteve 27 ouros, dois a mais que o Brasil, mas menos medalhas no total (56, contra 89 do Brasil).

Se forem levadas em consideração as medalhas totais e não apenas os ouros, o Brasil terminaria a competição em 3º na proporção em relação ao PIB per capita, em 25º levando em consideração o PIB nominal, e em 50º na lista da população por medalha conquistada.

Confira abaixo o quadro total de medalhas final dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024:

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas