Siga a folha

Descrição de chapéu pantanal

Empreendedor Social: Conheça finalistas que concorrem em 'Inovação em Meio Ambiente'

Três iniciativas chegam à final do concurso na categoria que coloca lentes em biomas ameaçados; dê seu voto na Escolha do Leitor

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Três iniciativas que atuam em biomas ameaçados no país concorrem na categoria 'Inovação em Meio Ambiente' do Prêmio Empreendedor Social 2022. São elas: as Brigadas Pantaneiras, o Idesam e o Mapbiomas.

As Brigadas Pantaneiras nasceram durante os incêndios no Pantanal, em 2020, que deixaram quase 4 milhões de hectares queimados.

Duas organizações se uniram para levar adiante o projeto que estruturou equipes de voluntários para apagar focos de incêndio, oferecendo uma camada adicional de proteção para evitar que o fogo se alastrasse.

Leonardo Gomes, Mônica Guimarães, Tasso Azevedo e Mariano Cenamo são finalistas na categoria 'Inovação em Meio Ambiente' do Empreendedor Social 2022 - Folhapress

De um lado, a SOS Pantanal, dirigida por Leonardo Gomes, que desde 2009 age pela conservação do bioma e tinha diagnosticado que a prevenção de incêndios é mais efetiva e menos custosa. De outro, a Documenta Pantanal, sob liderança de Mônica Guimarães, que articulou um leilão de arte com obras doadas por 42 artistas para financiar a operação no bioma.

O Idesam (Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), criado em 2004 por Mariano Cenamo, atua em diferentes frentes para mitigar as mudanças climáticas, reduzir o desmatamento, erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Por meio da Amaz, maior aceleradora de impacto no norte do país, com fundo de R$ 25 milhões, apoia negócios que mantêm a floresta em pé.

O MapBiomas é uma rede formada por mais de 70 organizações, entre universidades, ONGs e startups de tecnologia, que monitoram transformações na cobertura e no uso da terra e dos recursos naturais em biomas brasileiros, da América do Sul e da Indonésia.

Os dados auxiliam no combate ao desmatamento e às queimadas, na proteção de unidades de conservação e terras indígenas e no monitoramento dos recursos hídricos.

Liderada por Tasso Azevedo, o MapBiomas mostrou em 2021 que o Brasil perdeu o equivalente a 189 hectares de vegetação nativa a cada hora, totalizando mais de 16 mil quilômetros quadrados de desmate no último ano, 20% superior à área desmatada em 2020.

Até 16 de setembro, é possível votar nas 12 finalistas do Prêmio Empreendedor Social na Escolha do Leitor, em folha.com/escolhadoleitor2022.

Também é possível doar para ampliar o impacto das ações por meio de boleto, cartão ou Pix na plataforma criada em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagSeguro PagBank.

Além da votação popular, os finalistas são submetidos a um júri composto de especialistas e personalidades que vai escolher quatro vencedores, um em cada categoria –Destaques na Pandemia, Direitos Humanos, Inovação em Meio Ambiente e Soluções Comunitárias.

Eles serão anunciados em 19 de setembro, durante a cerimônia de premiação em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Folha.

O Empreendedor Social 2022 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas