Siga a folha

Pesquisador diz ter achado roteiro inédito de Stanley Kubrick

'Burning Secret' teria sido escrito em 1956 e nunca virou filme

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Um professor universitário britânico afirma ter encontrado um roteiro inédito escrito pelo cineasta Stanley Kubrick, desenvolvido em 1956 e nunca transformado em filme. As informações são do jornal The Guardian. 

Enquanto pesquisava material para um livro sobre o diretor americano, morto em 1999, Nathan Abrams diz ter achado o roteiro de "Burning Secret" na casa do filho de um dos colaboradores de Kubrick.

O cineasta Stanley Kubrick em foto sem data - AFP

Segundo ele, trata-se de uma adaptação da novela homônima escrita pelo austríaco Stefan Zweig, sobre um homem que manipula um garoto de 10 anos para conseguir seduzir a mãe dele. Abrams diz que o roteiro está tão próximo da completude que poderia virar um filme. 

 
Kubrick escreveu o texto junto do romancista Calder Willingham, com quem dividiria os créditos da autoria de "Glória Feita de Sangue" no ano seguinte.

"Os fãs sabem que ele queria filmá-lo, mas ninguém achava que o roteiro estivesse completo. Agora temos uma cópia que prova", disse Abrams, que é pesquisador da obra do cineasta. 

Datado de outubro de 1956 e abrigando um selo dos estúdios MGM, o roteiro foi escrito no começo da carreira do diretor, isto é, bem antes de ele realizar obras hoje clássicas como "Dr. Fantástico" (1964), "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1968), "Laranja Mecânica" (1972) e "O Iluminado" (1980). 

As histórias divergem sobre as razões que levaram "Burning Secret" a não virar um longa. Pode ter a ver com o fato de que a MGM não achou que renderia um filme. Abrams crê que que, por a história envolver uma criança numa história de adultério, ela chocaria a moral vigente nos grandes estúdios. 

Ainda segundo o pesquisador, os rascunhos ocupam 100 páginas e descrevem o personagem principal como um predador sexual na casa dos 30 anos, "muito bonito e masculino". 

Embora nascido nos Estados Unidos, Kubrick radicou-se na Inglaterra, onde dirigiu a maioria de seus filmes mais famosos. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas