Siga a folha

Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Jornalista da Globo pede perdão após defender ataque de Israel e ser criticado

Depois de dizer que Israel pode atacar ambulâncias com palestinos, Jorge Pontual foi às redes sociais se justificar

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O jornalista Jorge Pontual, do canal GloboNews, usou seu Instagram para se desculpar por ter demonstrado apoio um ataque de Israel a ambulâncias com palestinos.

"Minha intenção foi a de dar a versão de Israel. Admito que não fui feliz, pois a muitos pareceu um endosso. Isso seria impossível, ninguém tem informações seguras sobre o que lá se passa. Os palestinos de Gaza vivem uma tragédia, com muitas perdas civis, que lamento profundamente. Peço desculpas por não ter deixado isso claro", escreveu ele.

O jornalista Jorge Pontual em Nova York - Divulgação

Pontual marcou na publicação o perfil de Paulo Pimenta, ministro da Secom, a Secretaria de Comunicação Social do governo Lula. Isso ocorreu porque o político havia criticado o jornalista no X, o antigo Twitter, na manhã deste sábado (4).

"É inaceitável. É vergonhoso. É assustador. Jorge Pontual vem se notabilizando por uma postura manipuladora e covarde sobre a guerra no Oriente Médio. Uma coisa é condenar os atos terroristas, a morte e os sequestros de civis israelenses, outra é justificar as barbáries, o genocídio e a morte indiscriminada de milhares de crianças e inocentes palestinos", publicou Pimenta.

No programa Em Pauta desta sexta-feira, dia 3, Pontual afirmou que Israel tem o direito de atacar combatentes do Hamas, a organização terrorista ativa na Faixa de Gaza.

"Israel já tinha avisado que se tivesse gente do Hamas nessas ambulâncias, atacaria. E não deu outra", disse o jornalista. "Se eles estavam na ambulância, infelizmente era isso que Israel tinha que fazer. Alvejar esses seus inimigos. Agora, era uma ambulância, e morreram pessoas que estavam perto e que não eram do Hamas. Isso é um exemplo de como é complicada essa situação."

O perfil da GloboNews no X publicou o pedido de desculpas de Pontual. Na mesma rede, pessoas publicaram ao longo deste sábado a frase "Globo apoia genocídio".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas