Siga a folha

Descrição de chapéu instagram Facebook Meta

Morre Quinho do Salgueiro, ícone do Carnaval carioca, aos 66 anos

Melquisedeque Marins Marques, que interpretou 'Explode Coração', estava afastado para tratar um tumor

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Campinas

Morreu no fim da noite desta quarta-feira (3) o intérprete Melquisedeque Marins Marques, o Quinho do Salgueiro, uma das principais vozes do Carnaval carioca. Ele ficou célebre por interpretar canções como "Festa Profana" e "Peguei um Itá no Norte", samba conhecido pelos versos "Explode, coração/ Na maior felicidade/ É lindo o meu Salgueiro/ Contagiando e sacudindo esta cidade".

A informação foi emitida pela escola de samba em suas redes sociais. A causa da morte, no entanto, não foi informada. Quinho tinha 66 anos.

Quinho do Salgueiro durante o Carnaval em 2023 - Folhapress

"Quinho não foi apenas um intérprete talentoso; ele foi a voz que ecoou em cada conquista, em cada desfile, e que se entrelaçou intimamente com a alma do Salgueiro", diz um trecho da publicação da Acadêmicos do Salgueiro, que anuncia o falecimento.

O intérprete foi afastado do Carnaval do último ano para tratar de um tumor. Ele integrava a escola de samba desde o começo dos anos 1990.

Em 2009, com o enredo "Tambor", que contou a história do instrumento na Marquês de Sapucaí, Quinho levou o Salgueiro ao seu 9° título, depois de 16 anos sem vencer o desfile carioca.

"Quinho não apenas cantou para o Salgueiro; ele viveu e respirou cada nota, cada batida do coração acelerado da bateria. Ele personificou o espírito salgueirense, e sua ausência deixa um vazio indescritível. Hoje, não choramos apenas a perda de um grande artista; choramos a partida de um membro querido da nossa família", conclui o texto publicado na rede social da escola de samba.

Ainda não há informações sobre o velório de Quinho.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas