Siga a folha

CVM acusa diretor da Embraer de omissão

Órgão diz que executivo minimizou perda de influência da fabricante na transação com Boeing

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) acusou o diretor financeiro da Embraer, Nelson Salgado, de ter omitido informação em um dos comunicados feitos ao mercado sobre a venda de sua divisão comercial para a Boeing.

O negócio foi anunciado no ano passado e recebeu o aval do presidente Jair Bolsonaro (PSL) neste ano.

O questionamento da autarquia de regulação de mercados de capital, registrado em dezembro, se refere ao comunicado divulgado pela Embraer no dia 5 de julho de 2018.

Naquela data, a companhia informa os termos do memorando de entendimento acertado com a Boeing. O documento informou o mercado sobre a formação de uma joint venture, em que Embraer ficaria com 20% de participação, e a Boeing, com 80%.

Embraer informou negociação com a Boeing em julho de 2018 - Paulo Whitaker/Reuters

Dizia ainda que os negócios de aviação comercial seriam transferidos à NewCo, a empresa resultante da transação.

Segundo a CVM, o comunicado tentou minimizar o fato de que a Embraer ficaria com influência limitada na operação da NewCo.

Procurada para responder às acusações contra Salgado, a Embraer afirma, em nota, que "vem mantendo o mercado consistentemente informado das tratativas e evoluções relativas à transação com a Boeing".

A empresa diz também cumprir "todas as normas referentes à divulgação de informações".

A manifestação da CVM aparece nos autos de uma ação civil pública movida pela Abradin, associação de acionistas minoritários, contra a transação entre Boeing e Embraer.

O comunicado divulgado ao mercado não chega a trazer informações divergentes do memorando de entendimento, mas "faz menção genérica a direitos de governança e veto detidos pela Embraer", segundo a CVM.

Também deixou de informar que, após a transação, a Embraer não poderia fazer indicações de administradores da NewCo, mesmo permanecendo dona de 20% da nova empresa.

O comunicado, portanto, "não representa um retrato objetivo" da transação, podendo "induzir seus investidores a erro", ainda segundo a CVM.

O texto divulgado dizia apenas que o novo grupo seria administrado por uma diretoria e um conselho de administração, compostos por "profissionais com capacitação adequada para ocupar seus respectivos cargos, sendo assegurado o controle da Boeing".

Assinado pela americana e a Embraer em 5 de julho, o memorando de entendimentos em si, porém, é bem mais específico e define de forma clara que a brasileira "não teria controle da NewCo ou de suas operações ou negócios".

O memorando de entendimento completo só foi divulgado pela Embraer em outubro, após o MPT (Ministério Público do Trabalho) tornar público seu conteúdo, em meio a uma ação que questionava a operação.

Nele, estava definido que a Boeing "teria o controle total operacional e administrativo" e indicaria todos os membros do conselho de administração —que indicaria a diretoria.

A Embraer teria direito a um membro no conselho, que atuaria como mero observador, sem direito a voto.
O documento diz claramente que o principal objetivo da participação societária de 20% da Embraer seria o de receber dividendos, e não o de controlar a operação do negócio.

O processo de investigação pela CVM foi aberto em 2018, mas corre em sigilo no órgão. Com a manifestação da autarquia nos autos do processo da Abradin, a informação veio a público nesta sexta-feira (8).

O alvo desta análise da CVM não é o mérito da transação em si. Quem pode ser punido é Salgado, que, além de chefiar a área financeira, responde pela relação com investidores.

A acusação foi feita pela área técnica da CVM, que está aguardando a apresentação da defesa, intimada em janeiro. Depois da apresentação, será sorteado um diretor-relator, antes de seguir para o julgamento do órgão.

Entre as punições que o executivo pode vir a sofrer estão: advertência, multa, suspensão temporária ou definitiva para o exercício de cargos administrativos relacionados ao mercado de capitais, entre outros.

Para o presidente da Abradin, Aurélio Valporto, outros diretores da Embraer deveriam ser responsabilizados.

"Há cumplicidade dos outros membros. Os acionistas-controladores, diretores, membros do conselho de administração e fiscal, se constatarem omissão do diretor de relações com investidores, devem comunicar à CVM", disse.

Segundo Valporto, a Abradin pretende fazer uma denúncia criminal contra Salgado e todos os conselheiros.

Os minoritários apontam desencontro de datas na ata da reunião do conselho de 5 de julho. Para a Abradin, há suspeita de fraude.

A Embraer diz que está à disposição da CVM para esclarecimentos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas