Siga a folha

Descrição de chapéu China

Trump assina decreto que proíbe transações com TikTok em 45 dias

Empresa americana estuda compra das operações do app de vídeo chinês no mundo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington e São Paulo | AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (6) um decreto que proibirá em 45 dias qualquer transação com a ByteDance, proprietária chinesa da rede social TikTok.

Trump citou uma "urgência nacional" em sua medida contra o aplicativo de vídeos, acusado pelo mandatário, sem provas, de espionar os usuários americanos para Pequim, em um contexto de tensões comerciais e políticas entre Estados Unidos e o gigante asiático.

O TikTok, por meio de sua comunicação no Brasil, disse estar chocado com a recente ordem de Trump e que por quase um ano tentou encontrar uma solução construtiva para as preocupações expressas pelo governo americano.

"Descobrimos que o governo não prestou atenção aos fatos, ditou termos de um acordo sem passar por processos legais padrão e tentou se inserir nas negociações entre empresas privadas", segundo a nota da empresa. "Esclarecemos que o TikTok nunca compartilhou dados dos usuários com o governo chinês, nem censurou o conteúdo a seu pedido."

A ordem de Trump, ainda segundo a mensagem, "corre o risco de minar a confiança das empresas globais no comprometimento dos Estados Unidos com o Estado de direito, que serviu como um ímã para investimentos e estimulou décadas de crescimento econômico americano".

Donald Trump se despede de jornalistas em frente a Casa Branca em Washington, Estados Unidos - Jim Watson/AFP

A negociação ente a Microsoft e a chinesa foi formalmente anunciada no domingo (2) após conversa entre o seu presidente-executivo, Satya Nadella, e Donald Trump.

Em um blog da empresa, a companhia afirmou que considera as preocupações de Trump e confirmou que estava agilizando as discussões com a ByteDance, dona do aplicativo de vídeos, notificando o governo dos EUA sobre uma possível aquisição de ativos da TikTok no país.

Trump disse na semana passada que não era a favor de um de um acordo com a empresa chinesa, e planejava proibir o app nos Estados Unidos, alegando questões de segurança nacional.

Nesta quinta-feira (6), o jornal Financial Times noticiou que a Microsoft estava procurando um acordo para adquirir todas as operações mundiais do TikTok, incluindo operações do app de vídeos na Índia e Europa, de acordo com cinco pessoas informadas sobre as negociações.

O TikTok é propriedade da ByteDance, companhia de internet chinesa avaliada em US$ 100 bilhões. Isso provocou uma investigação do app, e autoridades do governo Trump disseram que temem que ele constitua uma ameaça à segurança nacional. ​

Wang Wenbin, porta-voz do ministério das relações exteriores da China, disse em entrevista coletiva nesta sexta que o país se opõe firmemente ao decreto de Trump e promete defender os direitos e interesses de empresas chinesas.

Após o anúncio de Trump, as bolsas da China registraram queda. O índice CSI300, que reúne as bolsas de Xangai e Shenzen, caiu 1,7% até o fim da manhã no horário local. Já o índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,5% no período. ​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas