Siga a folha

Bancos limitarão atendimento em cidades que anteciparam feriados

Agências terão triagem e controle de entrada, recebendo apenas casos excepcionais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) comunicou nesta segunda-feira (22) que o atendimento presencial dos bancos terá caráter excepcional durante os feriados antecipados.

Cidades como São Paulo e as do ABC paulista decidiram antecipar feriados municipais para provocar uma redução no número de pessoas circulando pelas ruas com o objetivo de reduzir a velocidade de novas contaminações pelo coronavírus.

Agência da Caixa Econômica Federal na rua das Palmeiras, em Santa Cecília, na região central de São Paulo; durante feriado antecipado, atendimento presencial nos bancos será excepcional - Samuel Costa/Folhapress

As agências bancárias irão receber os clientes mediante triagem, como adoção de protocolos sanitários, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos.

"Sensíveis ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país e atentos às necessárias medidas de prevenção, os bancos, visando contribuir com o poder público, irão dar prioridade ao atendimento por seus canais digitais nas localidades em que houver a antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social", diz nota da Febraban.

A recomendação do setor é que clientes façam suas atividades bancárias via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.

As datas de vencimento de contas, boletos e tributos estão mantidas.

"Os bancos, por iniciativa própria, não podem alterar essas datas, pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central", diz a entidade.

Todas poderão ser pagas pelos canais digitais ou nos caixas automáticos, sem a necessidade de deslocamento às agências bancárias.

A prefeitura de São Paulo adiantou os próximos cinco feriados a partir de sexta-feira (26). Serão antecipados os dois feriados municipais de 2021 e outros três de 2022. Assim, o recesso começa na sexta (26), continua nos dias 29, 30, 31 de março e 1º de abril, e junta-se ao feriado da Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa). Segundo Covas, a medida vai forçar a cidade a ficar sem dias úteis por dez dias.

Os feriados são os de Corpus Christi (3 de junho), Consciência Negra (20 de novembro) e o aniversário da cidade (25 de janeiro).

Segundo o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, os feriados municipais serão antecipados para o período entre a próxima segunda-feira (29) e a quinta-feira (1º de abril). Com isso, a região ficará sem dias úteis entre 27 de março e 4 de abril, já que haverá emenda com dois fins de semana e com o feriado nacional da Sexta-Feira Santa, no dia 2 de abril.

A medida será adotada em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas