Siga a folha

Ações europeias têm pior sessão do ano com temor sobre coronavírus

Variante Delta tem causado preocupações nos mercados acionários ao redor do mundo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Sruthi Shankar Susan Mathew
Reuters

As ações europeias fecharam em queda de mais de 2% e tiveram sua pior sessão em nove meses nesta segunda-feira (19), com preocupações de que a variante Delta do coronavírus, de rápida disseminação, possa desacelerar a recuperação econômica global.

Ações vinculadas a commodities, bancos e viagens perderam mais de 3%, com os índices de ações relacionadas a petróleo e a viagens e lazer atingindo mínimas desde fevereiro.

Estendendo as perdas da semana passada, o índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 2,3%, com todos os setores no vermelho.

Bolsa de Valores de Frankfurt; ações europeias têm pior sessão do ano - Reuters

"Os investidores estão extremamente preocupados [com o risco] de que[...] outro bloqueio possa ocorrer em um ou dois meses", disse Russ Mold, diretor de investimentos da AJ Bell.

"A Covid está se espalhando rapidamente novamente, e companhias aéreas, restaurantes e empresas de lazer podem não ter o forte movimento de verão que tanto esperavam."

No Reino Unido, os novos casos de Covid-19 aumentaram para 48.161 no domingo, enquanto na França um ministro disse que a reimposição de medidas de toque de recolher não pode ser excluída se as infecções continuarem a aumentar.

A maior queda foi registrada pela Bolsa de Milão, que caiu 3,34% no dia, aos 23.965 pontos. O índice PSI20, em Lisboa, registrou baixa de 2,70%, aos 4.894 pontos enquanto o índice acionário alemão Dax caiu 2,62%, aos 15.133 pontos.

Em Londres, o índice Financial Times registrou queda de 2,34%, aos 6.844 pontos, em Paris, o CAC-40 teve recuo de 2,54%, para 6.295 pontos e em Madri o índice Ibex-35 teve baixa de 2,40%, aos 8.301 pontos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas