Siga a folha

Reduzir divisão racial da riqueza nos EUA ainda vai exigir muito trabalho, diz secretária do Tesouro

Yellen diz que trabalha para corrigir erros econômicos apontados por Martin Luther King Jr.

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Andrea Shalal
Washington | Reuters

O Tesouro dos Estados Unidos tomou medidas cruciais no ano passado para lidar com as injustiças econômicas raciais de longa data, mas ainda tem "muito mais trabalho" pela frente para diminuir a divisão racial de riqueza, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen, nesta segunda-feira (17).

Yellen disse em uma reunião organizada pelo reverendo Al Sharpton e seu grupo de direitos humanos National Action Network que o Tesouro está trabalhando para corrigir erros econômicos apontados pelo antigo líder dos direitos civis Martin Luther King Jr. em seu discurso "I Have a Dream" (Eu tenho um sonho) de 1963.

"Ele sabia que a injustiça econômica estava ligada à injustiça maior contra a qual ele lutava. Da Reconstrução a Jim Crow até os dias atuais, nossa economia nunca funcionou de forma justa para os norte-americanos negros —ou, na verdade, para qualquer norte-americano" não branco, disse Yellen durante um café da manhã em homenagem a King.

Janet Yellen, secretário do Tesouro, na Casa Branca, em Washington - Kevin Lamarque - 5.fev.2021/Reuters

Jim Crow refere-se às leis postas em prática nos Estados do sul norte-americano nas décadas após a Guerra Civil dos EUA, de 1861 a 1865, para legalizar a segregação racial e privar os cidadãos negros.

Ao longo do último ano, segundo ela, o Tesouro concluiu sua primeira revisão de patrimônio, contratou sua equipe de liderança mais diversificada de todos os tempos e nomeou seu primeiro conselheiro em equidade racial, enquanto criava um plano de apoio da Covid-19 para atender melhor as comunidades não brancas.

"É claro que nenhum programa e nenhuma administração pode realizar as esperanças e aspirações que o Dr. King tinha para nosso país", disse Yellen. "Ainda há muito mais trabalho que o Tesouro precisa fazer para diminuir a divisão racial de riqueza."

Dados do Fed (Federal Reserve) mostram que as famílias brancas possuíam 85,5% da riqueza dos Estados Unidos em 2019, embora representem 60% da população, enquanto as famílias negras possuíam 4,2% e as latinas, 3,1%. Esses números mudaram pouco em relação a 30 anos atrás, de acordo com USAFacts.org, uma organização sem fins lucrativos não-partidária.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas