Siga a folha

Google pagará a mais de 300 veículos de mídia europeus pelo uso de notícias

Medida segue regulação mais dura da União Europeia

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Foo Yun Chee
Bruxelas | Reuters

O Google, da Alphabet, assinou acordos para pagar a mais de 300 veículos de mídia na Alemanha, França e em outros quatro países da UE (União Europeia) por notícias e lançará ainda uma ferramenta para facilitar a assinatura de outros veículos, disse a empresa à Reuters.

A medida deve ser anunciada publicamente nesta quarta-feira (11) e ocorre após a adoção de regras de direitos autorais na UE há três anos. Elas exigem que o Google e outras plataformas paguem músicos, artistas, autores, editores de notícias e jornalistas pelo uso de seu trabalho.

As editoras de veículos de notícias, que estão entre os principais críticos do Google, há muito pedem aos governos que garantam que as plataformas online paguem uma remuneração justa por seu conteúdo. A Austrália tornou esses pagamentos obrigatórios no ano passado, enquanto o Canadá introduziu uma legislação semelhante em abril deste ano.

Logomarca do Google na sede da empresa, na Califórnia - Stephen Lam/Reuters

"Até agora, temos acordos que abrangem mais de 300 publicações nacionais, locais e especializadas na Alemanha, Hungria, França, Áustria, Holanda e Irlanda, com muitas outras discussões em andamento", disse Sulina Connal, diretora de notícias e parcerias de editoração, em comunicado.

Dois terços desse grupo são editores alemães, incluindo Der Spiegel, Die Zeit e Frankfurter Allgemeine Zeitung.

"Agora estamos anunciando o lançamento de uma nova ferramenta para fazer ofertas para milhares de veículos de notícias, começando na Alemanha e na Hungria e sendo lançadas em outros países da União Europeia nos próximos meses", afirmou Sulina.

A ferramenta oferece aos veículos um contrato estendido de visualização de notícias que permite que o Google mostre trechos e imagens miniaturas, por uma taxa de licenciamento.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas