Siga a folha

Descrição de chapéu tecnologia

Uber vai indenizar passageiros com deficiência que pagaram 'taxa de espera'

Acordo dará créditos a mais de 65 mil passageiros nos EUA no valor de duas vezes as taxas cobradas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Francisco (Califórnia) | AFP

Os promotores dos Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (18) que a Uber pagará milhões de dólares em compensação a dezenas de milhares de passageiros com deficiência que foram cobrados uma taxa extra.

O caso, instaurado pelo Departamento de Justiça dos EUA, tinha como foco usuários com deficiência que teriam sido obrigados a pagar multas por atraso porque precisavam de mais tempo para entrar nos veículos.

Sob o acordo, a Uber dará créditos a mais de 65 mil passageiros que reúnam os requisitos necessários no valor de duas vezes as taxas de espera cobradas deles. O valor total da compensação pode ser de milhões de dólares.

Logo luminoso do Uber em veículo em Nova York, nos Estados Unidos - Andrew Kelly - 17.nov.2021/Reuters

A empresa de mobilidade também concordou em pagar mais de US$ 1,7 milhão aos passageiros que reclamaram das taxas e US$ 500 mil às outras pessoas afetadas.

"As pessoas com deficiência não devem se sentir como cidadãos de segunda classe ou punidas por sua deficiência, que é exatamente o que a política de tarifa por tempo de espera do Uber fez", disse Kristen Clarke, procuradora-geral assistente.

O aplicativo móvel cobra uma taxa extra se um motorista tiver que esperar mais de dois minutos para pegar qualquer passageiro, mas o Departamento de Justiça disse que aplicar essas taxas a usuários com deficiência equivale a discriminação ilegal.

A empresa, que se disse "satisfeita" com o acordo, informou que "antes de este assunto ser levantado, introduzimos alterações para que qualquer passageiro que relate ter uma deficiência seja automaticamente isento de taxas de tempo de espera".

A Uber também garantirá que os reembolsos estejam prontamente disponíveis caso tais taxas sejam cobradas erroneamente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas