Siga a folha

Americanas contrata Alvarez & Marsal, consultoria que cuidou de Odebrecht e Casa & Video

Segundo varejista, empresa vai atuar em coordenação com o banco Rothschild

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Americanas informou em comunicado ao mercado nesta segunda-feira (23) a contratação da consultoria Alvarez & Marsal, especializada na gestão de empresas com graves problemas financeiros.

A consultoria, com sede nos EUA, já trabalhou nas reestruturações das varejistas cariocas Leader e Casa & Video –ambas enfrentaram processos de recuperação judicial.

A Alvarez & Marsal também foi administradora da recuperação judicial da Odebrecht, e teve, posteriormente, o ex-juiz Sergio Moro entre seus quadros. A contratação de Moro foi alvo de investigação pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por conflito de interesse.

Fachada de loja da Americanas na rua Direita, no centro de São Paulo. - Bruno Santos/ Folhapress

De acordo com o comunicado, a Alvarez & Marsal vai atuar como "PMO (Project Management Office)" em relação ao processo de recuperação judicial, ao qual a Americanas aderiu na última quinta-feira (19). Na prática, a empresa vai apoiar o processo de reestruturação do negócio.

"A A&M atuará em coordenação com o Rothschild&Co, interlocutor da companhia na renegociação da dívida financeira. O objetivo da companhia é assegurar que a equipe executiva tenha todo apoio e ferramentas de referência no mercado para atingir os objetivos estratégicos do negócio", diz o texto.

Segundo o consultor André Pimentel, sócio da Performa Partners, o PMO é responsável por garantir o alinhamento entre o planejamento e a execução das diferentes frentes de trabalho, envolvendo os diferentes times de prestadores de serviço. "Como, por exemplo, times jurídicos de diversos países, time de gestão, negociadores (como o banco Rothschild), as diversas consultorias, a comunicação, o papel do Conselho no processo etc.", diz.

A Alvarez & Marçal é a única entre as grandes consultorias de reestruturação com atuação nos principais mercados, como Europa e Estados Unidos, que tem presença no Brasil, diz Pimentel. "A contratação dela era esperada, uma vez que os desdobramentos do escândalo contábil vão se estender ao mercado internacional."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas