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Volkswagen adia suspensão de contratos de trabalho em SP, diz sindicato

Em maio, companhia comunicou que iria colocar 800 trabalhadores em esquema 'layoff' por cinco meses

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Alberto Alerigi Jr.
São Paulo | Reuters

A Volkswagen decidiu adiar um esquema de suspensão de contratos de trabalho de cerca de 800 trabalhadores de sua fábrica de veículos em Taubaté (SP), afirmou o sindicato local, citando como motivo expectativas em torno de um possível programa do governo federal para incentivar a produção de veículos mais baratos no país.

Em maio, a Volkswagen chegou a comunicar o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região que cerca de 800 trabalhadores na fábrica de Taubaté seriam colocados no chamado esquema de layoff por até cinco meses.

Procurada pela Reuters, a companhia não respondeu até a publicação deste texto.

Carros novos estacionados no pátio da fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) - Paulo Whitaker - 19.jun.2015/Reuters

Segundo o sindicato, o movimento sindical e a Anfavea (associação de montadoras) têm discutido com o governo federal a questão do carro popular.

"Diante do avanço dessas discussões, a Volks está adiando o início do layoff para 1º de julho", disse o presidente da entidade, Claudio Batista, em comunicado à imprensa. "É uma discussão que envolve tributação e outras questões para alavancar o setor", acrescentou.

A data do layoff pode ainda passar por outras alterações dependendo do andamento das discussões do setor com o governo.

Atualmente, os carros produzidos no país mais baratos são Mobi e C3 Live, da Stellantis, e o Kwid, da Renault, mas os preços partem da faixa de cerca de R$ 70 mil.

A indústria automotiva do país se voltou na década de 1990 aos chamados "carros populares" em meio a incentivos do governo. Porém, os veículos careciam de uma série de itens de segurança e conforto hoje incorporados pela indústria, como airbags, em parte por obrigações introduzidas pela legislação nos últimos anos e em parte pela demanda.

Nos últimos anos, a indústria nacional praticamente se voltou à produção de modelos mais caros como utilitários esportivos e picapes médias e grandes, que são mais rentáveis em um momento em que suas matrizes investem bilhões de dólares em projetos de eletrificação na Europa e Estados Unidos.

No final de março, o presidente-executivo da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, afirmou que é possível reduzir os preços dos veículos no Brasil, mas para isso é preciso diálogo com o governo sobre temas que incluem carga tributária e acesso a crédito mais barato, algo que tem sido dificultado com o Banco Central mantendo a Selic em 13,75% ao ano.

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