Siga a folha

Carros elétricos no Brasil: Renault Megane E-Tech tem boa autonomia no uso urbano

Modelo tem acabamento luxuoso e porte de hatch médio

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Megane E-Tech trouxe a Renault de volta ao segmento de carros premium, tanto em acabamento como em preço. É um hatch elétrico de luxo, cujo valor equivale ao cobrado, por exemplo, pelo Audi A3 Sportback a gasolina (R$ 284.990).

Um de seus destaques é a autonomia no uso urbano. De acordo com as medições feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia, é possível rodar 380 km na cidade com uma carga completa das baterias.

Hatch elétrico Renault Megane E-Tech tem farois com LEDs - Divulgação

Veja os resultados dos testes de desempenho e consumo feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

Renault Megane E-Tech


Preço: R$ 279,9 mil (março/2024)
Motor: elétrico, dianteiro
Potência: 220 cv
Torque: 30,6 kgfm
Transmissão: câmbio de marcha única
Bateria: íon-lítio, 60 kWh
Pneus: 195/60 R18
Peso: 1.680 kg
Porta-malas: 440 litros
Comprimento: 4,2 m
Largura: 1,77 m
Altura: 1,52 m
Entre-eixos: 2,69 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 7,2
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 4,3
Consumo urbano (kW/100 km): 15,8
Consumo rodoviário (kW/100 km): 17,2

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

A Folha testou 30 carros elétricos em parceria com o Instituto Mauá; confira.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas