Siga a folha

Descrição de chapéu
África

Conflito etíope aumenta lista de gols contra do Nobel da Paz

Ameaça de guerra civil tem como pano de fundo tensões étnicas que ficaram represadas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Durou pouco o sentimento de superioridade moral dos africanos por causa do imbróglio na apuração da eleição americana.

O conflito na Etiópia mostra o exagero de comparar as excentricidades do sistema político dos EUA com uma crise de verdade num continente marcado pela instabilidade.

EUA e Etiópia têm por princípio constitucional o federalismo, mas os efeitos deste modelo sobre a própria existência dos dois países são muito diferentes.

Integrantes da etnia amara rumam para região do Tigré, no norte da Etiópia, para enfrentar forças do governo regional - Tiksa Negeri/Reuters

No caso americano, a autonomia dos estados não ameaça a unidade do poder central, apesar de anacronismos que se manifestam de tempos em tempos, como a existência do Colégio Eleitoral. A força do poder regional é vista como um seguro contra a intrusão estatal nas liberdades individuais.

No caso etíope, as consequências são opostas. Governos regionais sentem-se em condições de desafiarem o Executivo central e ameaçarem com guerra civil ou separatismo. O componente étnico, como acontece em outras partes da África, é o que faz a diferença.

O moderno estado etíope é uma criação do final do século 19, no reino do imperador Menelik 2º, que unificou territórios pertencentes a diversos grupos tribais.

Desde então, sua unidade política foi mantida à base de uma camisa de força, primeiro por uma monarquia que perdurou até 1974 e depois por um regime comunista derrubado em 1991.

A democratização trouxe como resposta para as diferenças étnicas o federalismo, adotado numa Constituição aprovada em 1994.

Mas a nova autonomia conquistada ainda era bastante restrita na prática, pois no comando do país estava o autocrata Meles Zenawi, que morreu em 2012.

Como na Iugoslávia, que se desintegrou após a morte do Marechal Tito, o desaparecimento de Zenawi tornou mais respirável o ar político, mas liberou forças antes reprimidas.

Zenawi era da região do Tigré, uma espécie de Esparta etíope, profundamente nacionalista e com forte tradição bélica. Foram os tigrínios que lideraram a derrubada do regime comunista, e por isso sempre tiveram poder político proporcionalmente maior do que sua parcela de 6% da população.

A atual ameaça de guerra civil tem como pano de fundo a perda de poder relativo dessa minoria e um desejo de grupos mais numerosos, como oromos e amaras, de recuperarem terreno.

Membro da etnia omoro, a maior na colcha de retalhos etíope, o primeiro-ministro Abiy Ahmed foi saudado, ao assumir o cargo em 2018, por tentar privilegiar o sentimento nacional em detrimento das paixões regionais centrífugas.

Sua postura conciliatória e o empenho em encerrar a guerra iniciada nos anos 1990 com a vizinha Eritreia lhe renderam o prêmio Nobel da Paz no ano passado.

Desde então, Abiy vem sendo testado em sua linha política antitribalista, a começar por representantes de seu próprio grupo, que o acusam de traição.

Nada que se compare à gravidade do desafio vindo do Tigré, que não aceitou o adiamento da eleição regional decidido pelo governo central, usando a pandemia como justificativa.

O fato de a Etiópia possivelmente ser palco da primeira guerra causada pela Covid-19 é apenas mais um elemento cruel desta crise.

Abiy desta vez optou pela via militar, o que ameaça dar início a uma guerra no segundo país mais populoso da África e atrair vizinhos para o conflito.

Ele poderá em breve entrar na lista de embaraços para o comitê do Nobel da Paz, ao lado de Henry Kissinger, Iasser Arafat e Aung San Suu Kyi, entre outros.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas