Siga a folha

Descrição de chapéu partido democrata

No Brasil, Ocasio-Cortez se reúne com Amorim e fala em ampla cooperação para clima

Deputada da ala mais à esquerda do Partido Democrata integra comitiva que visita autoridades em Brasília

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Após se reunir com Celso Amorim, assessor especial para a Presidência, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, do Partido Democrata, disse nesta segunda (14) que sua viagem ao Brasil tem como objetivo estabelecer uma cooperação ampla com o país em temas como clima e desenvolvimento econômico.

"Estamos começando o primeiro dia de um giro de três dias em Brasília para encontrar nossos homólogos, fomentar a relação Brasil-EUA e de fato destacar um caminho para a cooperação numa ampla variedade de temas, de clima, desenvolvimento econômico e mais", disse AOC, como a americana é conhecida.

A deputada americana Alexandria Ocasio-Cortez cumprimenta o embaixador Celso Amorim durante visita de delegação de congressistas do Partido Democrata dos EUA ao Palácio do Planalto, em Brasília - Claudio Kbene/Presidência da República

Outros que integram a delegação são os também democratas Joaquín Castro, Nydia Velázquez, Greg Casar e Maxwell Frost. Misty Rebik, chefe de gabinete de Bernie Sanders —um senador independente mas alinhado à ala à esquerda do partido do presidente Joe Biden—, também está no país para representá-lo.

A comitiva fica em Brasília até quarta (14) e depois passará por Santiago, no Chile, e em Bogotá, na Colômbia.

O grupo terá ainda encontros com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) nesta terça-feira (15), além de uma reunião com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPI do 8 de Janeiro, e com outros parlamentares.

A princípio, não há previsão de agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que embarca nesta segunda-feira para a posse do presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña. Interlocutores do chefe do Executivo deixaram em aberto essa possibilidade, contudo, já que ele retorna a Brasília na tarde de terça.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas