Siga a folha

Kamala obtém número mínimo de delegados para ser nomeada, diz dirigente

Votação virtual começou na quinta e vai até segunda

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington

A vice-presidente Kamala Harris obteve o número mínimo de delegados necessário para ser confirmada como a candidata democrata à Casa Branca, afirmou o presidente do partido, Jaime Harrison, em uma live no Instagram no início da tarde desta sexta-feira (2).

A votação, que ocorre de maneira virtual, começou na quinta (1º) e vai até segunda (5). Harrison fez um apelo para que os delegados do partido que ainda não se manifestaram enviem seus votos dentro do prazo para "se juntar a essa festa".

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, discursa em evento no Centro de Convenções George R. Brown, em Houston, no Texas - Getty Images via AFP

O método inusual de votação, que ocorre antes da convenção do partido, prevista para daqui pouco mais de duas semanas, já estava previsto antes mesmo da desistência de Joe Biden. A antecipação foi necessária para cumprir os prazos estabelecidos por Ohio para constar na cédula do estado na eleição.

Única candidata ao posto aberto por Biden e endossada por ele, Kamala já havia anunciado na semana passada ter alcançado o apoio necessário para obter a nomeação do partido.

"Eu me sinto honrada em ser a candidata presumida do Partido Democrata para a Presidência dos Estados Unidos. O trabalho incansável dos nossos delegados, líderes estaduais e equipe tem sido fundamental para tornar este momento possível", disse a vice após a notícia desta sexta.

"O marco de hoje vem na esteira de uma arrecadação inédita de US$ 310 milhões em julho –o melhor mês de arrecadação de fundos de campanha na história presidencial, com dois terços vindo de doadores que nunca haviam doado antes", disse sua campanha.

Com a oficialização, que ocorrerá na convenção em Chicago, a vice se tornará a primeira mulher negra e de origem asiática a concorrer à Presidência por um dos principais partidos dos EUA.

O evento deverá ser uma celebração da nova candidata do partido, alçada ao topo da chapa após a pressão sofrida por Biden por seu desastroso desempenho no debate contra Donald Trump, em junho.

Para completar o time democrata, ainda falta a candidata anunciar sua escolha para vice, o que deve ocorrer até a próxima terça-feira, quando Kamala e seu companheiro de chapa começarão na Pensilvânia uma turnê de comícios nos sete estados-chave na corrida deste ano.

Os principais cotados são os governadores Josh Shapiro (Pensilvânia), Andy Beshear (Kentucky) e Tim Walz (Minnesota), o senador Mark Kelly (Arizona) e o secretário de Transportes, Pete Buttigieg.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas