Siga a folha

'Bateu forte, o tempo é demolidor', diz leitor sobre fim do tobogã do Pacaembu

Reforma do estádio começou nesta terça (29) pela tradicional arquibancada

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Lauro de Freitas (BA)

Ricardo Silveira pisou pela primeira vez em um estádio de futebol aos setes anos de idade. Era dezembro de 1974 e o seu pai o levara para ver uma partida entre o São Paulo e o Juventus, no estádio do Pacaembu, na capital paulista. As primeiras impressões de garoto continuam vivas. "O gol com 100 metros de largura e um espaço que poderia conter 1 milhão de pessoas".

Do tobogã, uma das arquibancadas do estádio, Silveira guardou na memória o fardamento grená do clube da Mooca, mesma cor do seu uniforme de escola, e o azul-claro que estampava a camisa do goleiro Bernardino, do Juventus.

Quase cinco décadas depois, foi na Folha que ele viu as imagens de três escavadeiras começarem a destruir o setor que o "batizou" nos campos. A demolição da arquibancada, onde tradicionalmente ficavam pessoas com ingressos mais baratos, começou na terça-feira (19) e deu início à reforma do estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, agora entregue à iniciativa privada. "Bateu forte aqui. Assim como o tobogã, a escola da minha infância foi ao chão. O tempo é demolidor", conta ele.

A Concessionária Allegra Pacaembu assumiu a gestão do equipamento por 35 anos em janeiro de 2020 — e prevê investir até R$ 400 milhões até o fim de 2023. Um edifício de nove andares tomará o lugar do tobogã, cinco deles acima do solo e outros quatro, abaixo.

O espaço receberá lojas, escritórios de coworking, restaurantes e eventos, mas, principalmente, deixará saudosos milhares de torcedores que assistiram a jogos de futebol no espaço.

Sahur Silva, 24, é mais um entre eles. Em 2014, o Palmeiras, time do seu coração, lutava para não ser rebaixado no ano do seu centenário. Após sofrer um gol numa partida contra o Grêmio, o desastre parecia inevitável. Até que um empate reanimou os jogadores. Aos 30 minutos do segundo tempo, não deu outra —o time virou a partida e levou a torcida alviverde ao êxtase. "Cantávamos como se estivéssemos sendo campeões da América", diz ele.

"Nesse dia só reforcei o amor que sinto pelo meu time e o amor que sinto pelo estádio do Pacaembu, em particular pelo tobogã, que tinha esse poder. Você olhava para o lado e via no rosto do torcedor que vocês pertenciam àquele lugar, que aquilo ali também era de vocês, que era popular".

Confira mais alguns depoimentos enviados à Folha por torcedores sobre momentos marcantes no tobogã do Pacaembu:

Sahur Silva, 24, e amigos assistindo a uma partida de futebol no tobogã do estádio do Pacaembu - Arquivo pessoal
  • Nome: Sahur Aguiar da Silva
  • Idade: 24 anos
  • Cidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: Historiador

Estava com meu melhor amigo de infância, Lucas, seus dois irmãos e uma cunhada. Fazia o frio comum de uma quarta-feira à noite em SP no mês de outubro, e estávamos no Tobogã assistindo ao jogo.

Toda aquela tensão de um time lutando contra o rebaixamento contra um Grêmio que era nitidamente superior. A torcida cantando como se não houvesse amanhã e incentivando o time, os jogadores com um ânimo renovado foram pra cima.

Aos 30 minutos, falta para o Palmeiras, a bola cruzada na área rebate nos zagueiros e sobra na entrada da grande área. O pé direito do atacante explode um chutaço passando por baixo do goleiro gremista e estufa a rede incrivelmente alinhada ao gol do tobogã.

Festa, abraços, cantoria, o estádio entrou em êxtase, cantávamos como se estivéssemos sendo campeões da América.

  • Nome: Ricardo Silveira
  • Idade: 54 anos
  • Cidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: Publicitário

O tobogã sempre foi o melhor lugar do Pacaembu porque dava para ver o campo todo e, o melhor, tinha o ingresso mais em conta. Estive ali muitas, muitas vezes. Aquela escavadeira na foto da Folha bateu forte aqui. Assim como o tobogã, a escola da minha infância foi ao chão. O tempo é demolidor.

Chiara Pericinote Gonçalves com a sua família assitindo a um jogo no estádio do Pacaembu, em São Paulo - Arquivo pessoal
  • Nome: Chiara Pericinote Gonçalves
  • Idade: 41 anos
  • Cidade: São João da Boa Vista (SP)
  • Profissão: professora

Tenho uma história muito pitoresca sobre um jogo no Pacaembu. Eu havia viajado para São Paulo há alguns dias e combinei com meu irmão e a sua esposa de encontrá-los no estádio para assistir a um jogo do Corinthians.

No entanto, cheguei de ônibus com uma mala nas mãos, para desespero do meu irmão, pois o carro dele estava longe para guardá-la. Deixamos a mala aos cuidados da banca de jornal mais próxima.

No tobogã, quando o Marcelinho Carioca fez seu centésimo gol, minha cunhada fez xixi nas calças de emoção. Certamente não tivemos o que fazer e, assim, ela permaneceu até o fim do jogo, quando voltei à banca para resgatar a mala.

Leonardo Duó assiste a jogo no tobogã do estádio do Pacaembu, em São Paulo - Arquivo pessoal
  • Nome: Leonardo Duó
  • Idade: 31 anos
  • Cidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: Servidor do Ministério Público Estadual

Havia ido inúmeras vezes ao Pacaembu quando criança, porém, a primeira vez no tobogã foi a final da Copa São Paulo Jr. de 2004. Lá ficou a torcida do São Paulo no jogo contra o Corinthians. O tricolor contava como Hernanes, Diego Tardelli e Edcarlos, mas infelizmente perdeu por 2 x 0 para o time de Jô, Abuda e Júlio César.

Frequentei uma das arquibancadas mais populares da cidade por outras tantas vezes, até a última, um clássico contra o Santos em 2016.

Não podemos esquecer que os preços dos ingressos para o tobogã normalmente eram mais acessíveis em comparação ao cobrado pelas novas arenas e, por isso, além de tristeza pelo seu fim, fica o sentimento de pesar pelo movimento de exclusão dessas pessoas dos jogos de futebol.

Marcelo Dallegrave assiste a jogo no tobogã do estádio do Pacaembu, em São Paulo - Arquivo pessoal
  • Nome: Marcelo Dallegrave
  • Idade: 53 anos
  • Cidade: Curitiba (PR)
  • Profissão: Funcionário público
  • Nome: Melissa Medroni
  • Idade: 41 anos
  • Cidade: Curitiba (PR)
  • Profissão: Jornalista

Em 22 de março de 2012, em um jogo do Santos pela Libertadores, tomamos, no tobogã do Pacaembu, o melhor banho de chuva da nossa vida!

  • Nome: Helio Mota Peixoto Jr,
  • Idade: 65 anos
  • Cidade: Vassouras (RJ)
  • Profissão: Arquiteto ​

Estou feliz de ver a demolição do tobogã do Pacaembu, uma parte que manchava a beleza de todo aquele patrimônio. Assisti a muito jogos nesse estádio, principalmente do tobogã porque era mais barato. E principalmente do Corinthians, mas poucos do meu time, o Palmeiras.

Certa vez, estava na arquibancada e o time do meu amigo, o Corinthians, perdia de 1 x 0 para o Juventus. Só tinha corintiano e eu curtia em silêncio aquela derrota. Porém, aos 43 minutos do segundo tempo, percebi alguns torcedores chorando ao meu lado, inclusive o meu amigo. Tive vergonha da minha alegria. Aos 44 minutos, o Timão empatou com um gol bem na minha frente, no tobogã. Acabei sendo abraçado por vários corintianos que estavam à minha volta.

São muitas as histórias neste estádio. Parabéns à cidade por mais essa obra que abre mais um espaço para a cultura e o esporte.

Tobogã do estádio do Pacaembu começou a ser demolido pela Concessionária Allegra - Bruno Santos/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas