Siga a folha

Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Com Ana Castela e DJ Chris no Beat, podcast discute o que é o estilo agronejo

Expresso Ilustrada mostra o que há por trás de hits recentes como 'Juliet e Chapelão', 'Os Menino da Pecuária' e 'Pipoco'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo


Vinte anos depois de "Clima de Rodeio", da Dallas Company, explodir no Brasil, a canção voltou a fazer sucesso, mas numa pegada bem diferente da que tinha no começo dos anos 2000. Nas mãos de DJ Chris no Beat e de Ana Castela, a faixa surge agora no som do chamado agronejo.

O estilo, também conhecido como sertanejo agro, vem crescendo no streaming e nas redes sociais nos últimos meses e já está entre as músicas mais ouvidas do Brasil. Com batidas eletrônicas, traços do funk e pop, o subgênero desponta com hits como "Juliet e Chapelão" e "Os Menino da Pecuária".

Há artistas do agronejo ainda que usam auto-tune e elementos vindos do trap e do rap. Essa nova estética musical está também atrelada à defesa do agronegócio —e por isso, muitos a relacionam à chamada bancada do boi, que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL).

No Expresso Ilustrada desta semana, o agronejo é destrinchado. O programa explica qual a origem do estilo e o que o caracteriza. Além disso, discute polêmicas recentes envolvendo cantores da velha guarda do sertanejo com a nova geração de artistas do gênero, assim como a relação entre o agronegócio e o agronejo.

Para isso, o programa ouve a cantora Ana Castela, que está há quase um mês no topo da lista de mais ouvidas no Spotify no Brasil, com "Pipoco", e o DJ Chris no Beat, apontado como um dos criadores dessa nova sonoridade.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som é de Raphael Concli. A apresentação é de Carolina Moraes e Marina Lourenço, que assinam o roteiro, ao lado de Lucas Brêda, repórter de música da Folha.

Logo do podcast Expresso Ilustrada - Divulgação

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas