Siga a folha

Podcast: o balanço da COP27 e o que esperar das negociações sobre o clima

Conferência emperra em discussões importantes para países pobres e passagem de Lula movimenta diplomacia internacional

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A COP27, conferência do clima das Nações Unidas realizada em Sharm El-Sheikh, no Egito, termina nesta sexta-feira (18). Apesar de ter incluído na agenda temas importantes para países pobres, como o financiamento para indenização por perdas e danos causados pelas mudanças climáticas, as negociações estão emperradas –e existe a possibilidade da conferência terminar sem grandes avanços.

Um dos principais nomes no evento foi o do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pouco mais de duas semanas depois das eleições, o petista usou o palco para dizer que "o Brasil está de volta", anunciar que o combate à mudança climática será prioridade no novo governo e que vai pedir a realização da COP30, em 2025, em solo brasileiro.

O Café da Manhã desta sexta-feira (18) faz um balanço da COP27 diretamente de Sharm El-Sheikh. A repórter Jéssica Maes conta quais temas estão no centro das discussões, o que está em jogo na conferência africana e qual foi o papel do Brasil no evento.

O episódio tem entrevistas com o repórter Phillipe Watanabe, com a diretor da Implementação de Programas da Agência de Desenvolvimento da União Africana, Estherine Fotabong, e com o chefe de Estratégia Política Global da Climate Action Network, Rajeet Singh. O podcast também tem a participação do jornalista Joydeep Gupta, diretor do Sul Asiático do portal The Third Pole, e Natalie Unterstell, diretora do Instituto Talanoa de regulação e riscos climáticos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles, Magê Flores e Jéssica Maes, com roteiro de Jéssica Maes e produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas