Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2020

Ex-prefeito, Alexandre Ferreira volta ao cargo após quatro anos em Franca (SP)

Candidato do MDB derrotou empresária filiada ao PSD na cidade paulista neste domingo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Ribeirão Preto

O ex-prefeito de Franca Alexandre Ferreira (MDB), 53, foi eleito neste domingo (29) para governar a cidade entre 2021 e 2024. Ele voltará ao cargo após um hiato de quatro anos.

Alexandre Ferreira (MDB) é eleito prefeito de Franca (SP) - Facebook - 7.nov.2020



Alexandre, funcionário público de carreira, foi eleito com 57,62% dos votos válidos, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ao bater sua adversária, a empresária Flávia Lancha (PSD), 61, que obteve 42,38%.

A campanha no interior foi marcada pela ausência da figura do governador João Doria (PSDB) até mesmo entre os favoritos.

Assim, ele reverteu o resultado do turno inicial, quando Flávia teve 24,61% dos votos (35.338 no total), ante os 19,34% do emedebista (27.772 votos).

Natural da própria Franca, Alexandre é servidor público municipal há 28 anos e entre 2013 e 2016 foi prefeito, eleito pelo PSDB.

Não disputou a última eleição, quando poderia tentar a reeleição, já que o partido optou pelo também ex-prefeito Sidnei Rocha --que foi derrotado no segundo turno--, e trocou de sigla.

Em 2018, foi candidato a deputado federal pelo Solidariedade, mas não se elegeu, e se transferiu para o MDB, legenda pela qual disputou e venceu a sucessão municipal deste ano.

Sua coligação era a maior de Franca, composta por outros seis partidos: PSC, PRTB, PMN, Avante, Patriota e Solidariedade. O vice-prefeito será o professor Everton de Paula (PRTB), 70.

Flávia, que poderia ter se tornado a primeira mulher a ser eleita prefeita de Franca (a 400 km de São Paulo) caso confirmasse a vitória que obteve no turno inicial, anunciou na última quarta-feira (25) que se afastaria da campanha de rua nos dias seguintes devido à suspeita de ter contraído o novo coronavírus.

Ela apresentou sintomas como dores no corpo, febre e falta de ar, se isolou em casa e passou a gravar vídeos para a campanha. Seu vice, Marcos Antônio Amaral (PSD), também fez exames para a doença.

No dia anterior ao afastamento, ela foi às redes sociais dizer que, ao contrário das informações que estavam sendo disparadas em whatsapp na cidade, não tinha desistido de sua candidatura.

O primeiro turno deste ano na cidade foi, ainda, marcado pela baixa votação do atual prefeito, Gilson de Souza (DEM), que ao tentar a reeleição obteve somente 6,73% dos votos válidos.

A eleição em Franca foi disputada por oito candidatos e teve um primeiro turno apertado, com três candidatos separados por menos de quatro pontos percentuais.

O terceiro colocado foi João Rocha (PSL), que teve 25.860 votos, 18,01% dos válidos --1,33 ponto percentual atrás de Alexandre--, seguido por Adérmis Marini (PSDB), com 15,46%.

Também disputaram a eleição Bruxellas (PT), que somou 12,10%, Marília Martins (PSOL), com 2,49%, e Orivaldo Donzelli (PTB), com 1,26%.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas