Descrição de chapéu Saiu no NP

Cães 'Xuxa' e 'Mica' impediram fuga de detentos em 2000

Presos tentavam fugir por túnel escavado em tubulação de esgoto

DO BANCO DE DADOS

Na manhã de 2 de março do ano 2000, o casal de cães adotivos da Polícia Militar, a vira-lata Xuxa e o fox paulistinha Michelangelo (este conhecido como “Mica”), conseguiu impedir a fuga de detentos do 9º DP (Carandiru), na zona norte de São Paulo.

A cadela Xuxa, que impediu a fuga de detentos no 9º DP do Carandiru
A cadela Xuxa, que impediu a fuga de detentos no 9º DP do Carandiru - Wanessa Soares - 22.mai.1998/Folhapress

Segundo a reportagem de Cesar Camasão, publicada no “Notícias Populares” um dia após o episódio, os presos conseguiram cavar um túnel de 5 metros, que acompanhava a tubulação do esgoto no local. 

Eram 10h da manhã, e um dos detentos já havia alcançado a caixa de esgoto que ficava ao lado do estacionamento da delegacia.

O plano era escapar na madrugada de sexta-feira (2) para curtir o fim de semana de Carnaval, mas eles resolveram antecipar em um dia o projeto de fuga.

Os presos, contudo, não contavam com o faro fino dos guardiões Mica e Xuxa, que, assim que sentiram o aroma de carne humana, começaram a latir ininterruptamente, até que o comandante da 1ª Cia. do 5º Batalhão da Polícia Militar, o capitão Samuel Pizarro de Oliveira, estranhando o comportamento dos cães, saiu da delegacia para ver o que acontecia do lado de fora.

Ao notar que havia um preso tentando sair pela boca do esgoto, o comandante deu um disparo para alto para alertar os companheiros de farda, que logo chegaram para acabar de vez com o plano dos presos.

Cães Xuxa e Michelangelo ao lado de policial militar do 9º DP do Carandiru
Cães Xuxa e Michelangelo ao lado de policial militar do 9º DP do Carandiru - Marcio Fernandes - 2.mar.2000/Folhapress

OS XODÓS DA POLÍCIA

Xuxa e Mica eram os xodós do 9º DP. Xuxa estava na delegacia havia dois anos, desde 1998. Já Mica fora adotado pelos “tiras” um ano depois.

Antes de serem adotados pelos policiais, os dois sempre apareciam em frente à delegacia atrás de comida. Na época, pintou até um clima entre o casal.

Um dos PMs relatou ao “NP” que o ato de bravura e heroísmo dos cães foi pura gratidão, pois na noite anterior à tentativa de fuga,, Mica e Xuxa haviam sido agraciados com um jantar especial, regado a iogurte.

Pelo menos para Xuxa, que estava havia mais tempo com os policiais, aquela não foi a sua primeira ação em favor da polícia.

Em 1998, em outro episódio similar ocorrida no mesmo Distrito Policial, a mascote cessou a fuga de 120 presos. Na ocasião, além de ter sido homenageada com o título de “policial do mês”, a cadelinha participou até de uma entrevista num programa de TV.

Cães Xuxa e Michelangelo, que impediram a fuga de presos em Guarulhos
Cães Xuxa e Michelangelo, que impediram a fuga de presos em Guarulhos - Marcio fernandes - 2.mar.2000/Folhapress


 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.