Folha promove lançamento de nova edição de 'A Origem das Espécies', de Darwin

Jornal terá debate na próxima terça (4) para debater a obra clássica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha e a editora Ubu realizarão, no dia 4 de setembro (terça-feira), um debate para marcar o lançamento da nova edição da obra "A Origem das Espécies", do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), apresentada e traduzida por Pedro Paulo Pimenta, professor de filosofia da Universidade de São Paulo (USP).

O evento contará com a presença de Pimenta e de Maria Isabel Landim, professora do Museu de Zoologia da USP. A mediação ficará a cargo de Reinaldo José Lopes, jornalista especializado em biologia e arqueologia, autor do livro "1499: O Brasil Antes de Cabral" e colunista e colaborador da Folha.

O naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), que formulou a teoria da evolução e seleção natural das espécies.
O naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), que formulou a teoria da evolução e seleção natural das espécies. - Divulgação

Publicado pela primeira vez em 1859, o clássico de Darwin apresentou ao mundo a teoria da evolução das espécies, contrariando a concepção criacionista vigente na época.

Baseada na publicação original, essa nova edição conta com uma série de textos complementares, como o artigo apresentado por Darwin e pelo também naturalista Alfred Russel Wallace na Linnean Society de Londres em julho de 1858 e resenhas da obra, além de capítulos acrescentados pelo autor em edições posteriores.

O evento é gratuito e acontecerá a partir das 19h30 no auditório da Folha (alameda Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, 9º andar), em São Paulo. 

Para participar do debate, basta se inscrever no site Folha Eventos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.