Buracos negros ferozes revelam 'dilatação do tempo' no início do Universo

Segundo estudo, tempo passava a apenas cerca de um quinto da velocidade que passa hoje

• Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Will Dunham
Reuters

O tempo é uma coisa escorregadia, como pensadores profundos como o físico Albert Einstein e, bem, o viajante do tempo fictício Doctor Who claramente entenderam. Este último, em um episódio de 2007 da série de ficção científica britânica, descreveu com precisão o tempo como vacilante.

Os cientistas voltaram a esse ponto nesta segunda-feira (3) em um estudo que usou observações de uma classe feroz de buracos negros chamados quasares para demonstrar a "dilatação do tempo" no início do Universo, mostrando como o tempo passava a apenas cerca de um quinto da velocidade que passa hoje. As observações remontam a aproximadamente de 12,3 bilhões de anos atrás, quando o Universo tinha aproximadamente um décimo de sua idade atual.

Quasares, que estão entre os objetos mais brilhantes do Universo, foram usados como um "relógio" no estudo para medir o tempo no passado. Os quasares são buracos negros supermassivos e tremendamente ativos com massa de milhões a bilhões de vezes maiores que o nosso Sol, geralmente residindo nos centros das galáxias. Eles devoram a matéria atraída por sua imensa atração gravitacional e liberam torrentes de radiação, incluindo jatos de partículas de alta energia, enquanto um disco brilhante de matéria gira ao seu redor.

Concepção artística de uma galáxia com um quasar brilhante
Concepção artística de uma galáxia com um quasar brilhante - Nasa, ESA and J. Olmsted

Os pesquisadores usaram observações envolvendo o brilho de 190 quasares em todo o Universo, datando de cerca de 1,5 bilhão de anos após o evento do Big Bang, que deu origem ao cosmos. Eles compararam o brilho desses quasares em vários comprimentos de onda com os quasares existentes hoje, descobrindo que certas flutuações que ocorrem em uma determinada quantidade de tempo hoje o faziam cinco vezes mais lentamente nos quasares mais antigos.

Einstein, em sua teoria geral da relatividade, mostrou que o tempo e o espaço estão interligados e que o Universo vem se expandindo em todas as direções desde o Big Bang.

O astrofísico Geraint Lewis, da Universidade de Sydney, na Austrália, principal autor do estudo publicado na revista Nature Astronomy, disse que essa expansão contínua explica como o tempo fluía mais lentamente no início da história do Universo em relação a hoje.

"Na física moderna, o tempo é uma coisa complicada", disse Lewis. "O Dr. Who estava certo, esse tempo é melhor descrito como 'coisas vacilantes, oportunas'. Isso significa que realmente não entendemos o tempo e sua limitação, e algumas coisas ainda não estão descartadas."

Ao olhar para objetos distantes, os cientistas conseguem "voltar no tempo" por causa do tempo que a luz leva para viajar pelo espaço.

"As propriedades estatísticas das variações de luz contêm uma escala de tempo —um tempo típico para as flutuações possuírem uma propriedade estatística particular. E é isso que usamos para definir o tique-taque de cada quasar", acrescentou Lewis.

• Salvar artigos