Descrição de chapéu Livros drogas

Mesmo atrasado, 'Guia do Explorador Psicodélico' é útil para brasileiros

Clássico de James Fadiman, papa da microdosagem, orienta a conduzir experiências com psicoativos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com 12 anos de atraso, sai em português um dos livros mais influentes do chamado renascimento das drogas alteradoras de consciência, "Guia do Explorador Psicodélico – Viagens Seguras, Terapêuticas e Sagradas", do psicólogo James Fadiman. Para quem nunca ouviu falar, é o papa da microdosagem.

Microdosagem? Sim, provavelmente hoje o uso mais disseminado de LSD e psilocibina, psicoativo dos cogumelos ditos "mágicos". Ambos os compostos são ilegais no Brasil e em muitos outros países, diga-se, mas proibição nunca foi impedimento para as pessoas viajarem.

Cogumelos multicoloridos
@liveenlightenment

Ao tomar uma microdose, ou dose subperceptiva, a pessoa não embarca numa viagem psicodélica. Ingerindo um décimo ou um vigésimo de uma dose cheia, nada de distorções visuais ou espaço-temporais, mas supostamente melhoram a cognição e a disposição física.

Não por acaso essa modalidade de consumo se tornou popular entre profissionais de tecnologia e mercado financeiro, isso apesar da escassa comprovação científica dos alegados benefícios. O livro de Fadiman tem muito a ver com o fenômeno, pois surgiu no momento em que o vento começava a virar.

O "Guia" contém vários capítulos e passagens que fazem jus ao título, com orientações sobre como se preparar para uma experiência, conduzi-la como psiconauta ou guia de viagem ("trip-sitter", como se diz) e depois fazer sentido dela. Até um checklist de sete páginas há na obra.

Apesar disso, Fadiman alerta que nada contido no livro "pretende encorajar ou apoiar comportamentos ilícitos". Certo. O propósito é "encorajar meios seguros e sagrados para usar essas substâncias se, de alguma maneira, elas forem usadas", dado que psicodélicos continuam amplamente disponíveis.

O "Guia" é mais que um manual, entretanto. Suas recomendações, em verdade, compõem o senso comum na área: ter clareza sobre o propósito, escolher um lugar seguro e aconchegante, de preferência na natureza, fazer-se acompanhar de amigos ou guias de confiança, ouvir música tranquila e inspiradora...

Tudo isso já era praticado por hippies e psicoterapeutas nos anos 1960, antes da guerra às drogas declarada pelos EUA, que estancou toda a pesquisa. O volume é também um documento sobre essa pré-história, hoje esquecida, em que o LSD figurava como medicamento mais estudado em psiquiatria, sob o rótulo Delysid.

Outra riqueza do livro são os depoimentos sobre experiências psicodélicas de pessoas famosas e anônimas. Viagens e vantagens contadas por celebridades como Aldous Huxley, Albert Hofmann, Timothy Leary e Peter Coyote, mas também por arquitetos e engenheiros que participaram dos experimentos sobre criatividade e solução de problemas realizados por Fadiman, na Califórnia, até receber uma carta do governo, em 1966, mandando parar tudo.

O livro traz para o leitor de hoje uma penca de dados sobre os resultados colhidos há seis décadas nessas pesquisas, ora em plena reedição. Outro serviço do "Guia" é desfazer mitos sobre drogas psicodélicas, como a suposta adulteração de LSD com estricnina, alterações cromossômicas, destruição de neurônios ou distribuição de decalques infantis com ácido.

O problema maior, em parte decorrente do atraso com que a obra chega ao leitor brasileiro, é sua desatualização. O grosso das pesquisas que estão a reabilitar psicodélicos para a prática clínica ocorreu depois de 2011 e não aparece no "Guia". Alguns links recomendados para mais informação na rede pararam de funcionar.

Infelizmente, Fadiman informa que não pretende revisar o "Guia", por considerar que suas recomendações e o aspecto histórico seguem válidos e úteis. Além disso, ele está hoje dedicado integralmente a um novo livro —sobre microdosagem.

Guia do Explorador Psicodélico - Viagens Seguras, Terapêuticas e Sagradas

  • Preço R$ 79 (330 págs.)
  • Autoria James Fadiman
  • Editora Degustar
  • Tradução J.M. Bertolote
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.