Descrição de chapéu Rússia

Vice-diretor da agência espacial russa é preso por suspeita de fraude

Oleg Frolov é acusado de desviar mais de 4,7 milhões de dólares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | AFP

O vice-diretor da Roscosmos, a agência espacial russa, Oleg Frolov, foi preso na sexta-feira (22), por suspeita de desvio de mais de 4,7 milhões de dólares (R$ 23 milhões) no setor, que enfrenta uma crise.

Frolov e outras duas pessoas são acusadas de "fraude em larga escala", informou o Comitê de Investigação russo, encarregado dos principais casos criminais.

Decolagem da Luna-25, sonda russa que caiu na Lua neste ano - Roscosmos via Reuters

"Aproveitando-se de seu cargo oficial, Frolov participou de uma conspiração criminosa com outros dois conspiradores. Durante a execução do contrato, roubaram recursos orçamentários na compra de equipamentos", acrescentou o comitê. O vice-diretor permanecerá detido enquanto aguarda julgamento.

O setor espacial russo, outrora motivo de orgulho para o país, sofre há anos com problemas de financiamento, escândalos de corrupção e situações embaraçosas, como a perda da sonda lunar Luna-25.

As dificuldades não diminuíram as ambições de Moscou, que busca construir sua própria estação espacial para substituir sua seção envelhecida na Estação Espacial Internacional (ISS), e relançar seu programa lunar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.