Descrição de chapéu Rússia

Luna-25 colide com a Lua em fracasso da missão russa

Agência espacial russa afirmou ter perdido contato com a nave logo após uma manobra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | Reuters e AFP

A primeira missão lunar da Rússia em 47 anos fracassou depois que sua espaçonave Luna-25 perdeu o controle e colidiu com a Lua.

A sonda caiu na superfície lunar após um problema ocorrido neste sábado (19) durante uma manobra antes de seu pouso, anunciou a agência espacial Roscosmos neste domingo (20).

A tentativa de realizar o procedimento se deu por volta das 14h57 (8h57 em Brasília) e, em seguida, a comunicação com Luna-25 foi interrompida.

"As medidas tomadas nos dias 19 e 20 de agosto para procurar o aparelho e fazer contato com ele não funcionaram", afirmou a agência. De acordo com resultados preliminares, o dispositivo "deixou de existir após uma colisão na superfície lunar".

Lançamento do foguete Soyuz na base espacial de Vostochni, no extremo leste da Rússia - Roscosmos/Vostochny Space Centre/Handout via Reuters

A perda da Luna-25 ocorre em um momento em que o presidente Vladimir Putin prometeu continuar o programa espacial russo, apesar dos problemas de financiamento, escândalos de corrupção e do conflito na Ucrânia, que dificultaram a colaboração com outras agências.

A Roscosmos indicou que "uma comissão interministerial" se encarregará de apurar "as razões" do incidente.

Originalmente planejado para outubro de 2021, o lançamento foi adiado por quase dois anos. A Agência Espacial Europeia planejava testar sua câmera de navegação Pilot-D conectando-a à sonda, mas rompeu seus laços com o projeto depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado.

Com uma massa de 1,8 tonelada e carregando 31 quilos de equipamento científico, o Luna-25 usaria uma pá para coletar amostras de rocha de até 15 cm de profundidade para testar a presença de água congelada que poderá sustentar a vida humana.

Durante séculos, os astrônomos se perguntaram se existe água na Lua, que é cem vezes mais seca que o Saara. Mapas da Nasa em 2018 mostraram gelo em partes sombreadas da Lua e, em 2020, a agência espacial norte-americana confirmou que também existia água em áreas iluminadas pelo Sol.

Missão arriscada

Em junho deste ano, o diretor da Roscosmos, Iuri Borisov, classificou a missão como arriscada.

"No mundo, a possibilidade de sucesso desse tipo de missão é estimada em 70%", disse Borisov em um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, contra quem há uma ordem de prisão emitida pelo Tribunal Penal Internacional.

Putin, por sua vez, comparou o momento atual ao contexto da Guerra Fria. Em 1961, a URSS enviou o primeiro humano ao espaço, Iuri Gagarin, em meio a tensões com o Ocidente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.