Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

José Antonio Ramalho

atalho  

08/11/2011 - 15h37

Descubra o que tanto ocupa espaço em seu disco rígido

Chega uma hora em que o disco rígido do seu computador fica perigosamente lotado. Você elimina alguns programas e arquivos, mas ele insiste em manter-se lotado. O que será que está ocupando seu precioso espaço?

Com o programa 365DiskData, você pode verificar como está a ocupação do espaço dos discos de sua máquina de uma maneira muito simples.

Reprodução
Tela do programa 365DiskData
Tela do programa 365DiskData

Baixe o programa em 365freesoft.com/diskdata.html e faça a instalação.

A interface dele é bastante simples. Um painel do lado esquerdo da tela mostra uma árvore de pastas do computador. Clique sobre a letra do drive ou da pasta cujo conteúdo deseja analisar e pressione o botão Run.

O programa faz uma varredura do disco e alguns instantes depois mostra uma tabela com a ocupação das pastas.

Ele mostra uma listagem em ordem decrescente de ocupação de espaço, ou seja, as maiores pastas ocupando o alto da tela. Você verá o tamanho da pasta e um percentual em relação ao espaço total do disco.

Dependendo do tamanho do disco e da quantidade de arquivos, o processo de análise pode demorar alguns minutos.

Se uma pasta tiver subpastas, basta dar um clique no sinal de mais ao lado da pasta para expandi-la e ver o seu conteúdo.

Além do relatório em forma de tabela, exibido como padrão pela guia Report, você pode ter uma representação gráfica do espaço em disco clicando na guia Chart.

Reprodução
Gráfico exibido pelo programa 365DiskData
Gráfico exibido pelo programa 365DiskData

Com esses dados em mãos você deve analisar quais pastas podem ser eliminadas com segurança. Poderá descobrir, por exemplo, que em vez de mover uma pasta de um drive para outro você a copiou, e com isso acabou deixando duas cópias nos discos.

José Antonio Ramalho

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 110 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Escreve às segundas na versão impressa do caderno "Tec".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página